O projeto Arte e Cultura Territórios, realizado pela Casa Maria de Nazaré com patrocínio da Fundação FEAC, celebra sua 11ª edição com dois grandes espetáculos: “O Mágico de Oz”, com apresentações nos dias 27 e 28 (segunda e terça), e “Pluft, o Fantasminha”, nos dias 27 e 28 de novembro. Voltado a comunidades periféricas de Campinas, o projeto incentiva desenvolvimento social e fortalecimento de vínculos por meio da arte.
As apresentações ocorrem nos Teatros Castro Mendes e Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi, e no CEU Thais Fernanda Ribeiro, na Vila Esperança, região dos Amarais, onde a FEAC conduz seu projeto-piloto de Desenvolvimento Territorial. As apresentações são todas gratuitas.
Cultura como ferramenta de transformação
Criado para democratizar o acesso à arte e à cultura nas regiões periféricas de Campinas, o projeto atua com organizações em territórios como Amarais, Campo Belo, Novo Flamboyant e Satélite Íris, regiões marcadas por vulnerabilidade social, exclusão cultural e carência de equipamentos públicos.
Apesar de desafios como baixa renda, evasão escolar e violência, essas comunidades se destacam pelo forte protagonismo social.
Com cerca de 180 participantes — entre crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência — o Arte e Cultura Territórios oferece no teatro uma oportunidade para descobrir habilidades, melhorar a autoestima e construir vínculos e pertencimento. Desse modo, conduz seus participantes a reconhecer suas potencialidades, desenvolver coragem e acreditar no próprio caminho.
De acordo com Adriana Silva, analista de projetos da área de Desenvolvimento Territorial da Fundação FEAC, essa iniciativa é fundamental para ofertar acesso à cultura, reconhecendo-a como um direito e não como um privilégio.
“Os resultados mostram que quando a cultura é acessível, ela se torna um espaço de encontro e pertencimento. Os participantes passam a ter voz, visibilidade e oportunidade de expressão. Além disso, a acessibilidade amplia o público, enriquece a experiência coletiva e fortalece o papel social das instituições”, completa.
SERVIÇO
O Mágico de OZ
Data: 27 e 28 de outubro, às 19h30
Local: Teatro Oficina do Estudante – Shopping Iguatemi, 3º andar
Pluft, o Fantasminha
Data: 27 e 28 de novembro
Local: CEU Thais Fernanda Ribeiro – R. Demerval da S Pereira, s/nº, Vila Esperança







