A região de Campinas poderá ter chuvas fortes, acompanhadas por raios e fortes rajadas de vento, e possibilidade de granizo isolado, entre esta sexta-feira (7) e sábado (8).
Um sistema meteorológico, conjunto de condições atmosféricas, em passagem pela costa da região Sudeste favorece essa situação.
A previsão, divulgada em boletim da Defesa Civil do Estado de São Paulo, indica acumulados de chuva moderados, com momentos de tempestade severa.
Conforme a Prefeitura de Campinas, as equipes estão de prontidão para atender a possíveis ocorrências da chuva.
A chuva poderá afetar todo o Estado de São Paulo, com ventanias que superem 80 km/h.
A Defesa Civil de Campinas recomenda que a população evite áreas conhecidas por alagamentos em caso de chuva forte; respeite os avisos dos painéis digitais instalados em vias de Campinas, que emitem alertas em situações de risco; e fique atento às placas de sinalização em pontos críticos, que indicam locais sujeitos a enchentes. É importante também se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil.
Para discutir ações de preparação, monitoramento e resposta no Estado, haverá uma reunião com representantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil nesta sexta (7). O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, e a coordenadora de Monitoramento de Campinas, Suely Castiglieri, participam do encontro, que será virtual.
“O Estado vai apresentar a previsão meteorológica para os próximos dias e também os encaminhamentos para possíveis situações emergenciais. É importante reforçar que a população precisa tomar cuidado, evitar áreas de risco para alagamento, estando de carro ou a pé, e não se abrigar embaixo de árvores”, destaca Furtado.
Alertas
O Estado de São Paulo conta com a ferramenta Cell Broadcast, da Defesa Civil Estadual, para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem pop-up aparece na tela do celular.
Os moradores também podem se cadastrar para receber alertas por SMS. É preciso enviar uma mensagem com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199. O serviço é gratuito.
Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito
Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores
Recomendações à população
Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores
Recolha objetos soltos em varandas e quintais
Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água
Nunca atravesse áreas alagadas
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros.



