Os permissionários do Mercado Municipal de Campinas, conhecido como Mercadão, esperam aumento de pelo menos 30% no volume de vendas para dezembro em comparação com novembro deste ano. As festas de fim de ano impulsionam os números. Para alguns tipos de alimentos a ampliação pode chegar a 100%, como as carnes bovina e suína.
Os permissionários afirmam que já há reforço no estoque e nas equipes de atendimento para suprir a demanda. O Mercadão passou por reforma recentemente e se tornou mais atrativo para a população.
Dono de um box de frutas, Hugo Pinheiro conta que os itens mais procurados recentemente são as espécies típicas das festas natalinas, como uva, pêssego e ameixa. “As pessoas têm o Mercadão como referência para muitas dessas compras e, com o fim da reforma, a gente acredita que mais pessoas virão até aqui fazer as compras. O movimento deve crescer”, afirma Pinheiro, que mantém o box com a família há cerca de 50 anos.
A expectativa dele é atingir 30% de crescimento nas vendas.
A comerciante Valéria Almeida, do Empório Brasileiro, afirma que, em seu estabelecimento, a procura maior é por castanhas, nozes com casca, amendoins diversos, essências para panetones, além de uvas passas e lentilha. “Para mim, o final de ano é a época de maior venda e, geralmente, o volume acompanha o movimento do Mercadão. Acreditamos em um cenário otimista.”
Entre os gêneros alimentícios, o maior aumento nas vendas é observado no setor de carnes. Segundo Graciele Mancini, da Casa de Carnes Piné, a procura por carne suína dobra neste período. “A venda de pernil, leitoa, costelinha, lombo e copa lombo apresenta um crescimento de 100% no mês de dezembro, em relação ao restante do ano”, contabiliza.
O presidente da Setec, Enrique Lerena, explica que os comerciantes costumam fazer estoques para suprir a demanda, além de reforçar as equipes dos boxes para atendimento ao público com a contratação de funcionários temporários.

“Além das compras de Natal e Ano Novo, uma novidade deve levar mais pessoas ao Mercadão: a instalação de dois bares no mezanino do local e a expansão do horário de funcionamento para até as 23h. Neste período, todos os demais permissionários podem funcionar até o mesmo horário, caso queiram,” afirma Lerena.
Serviço:
Mercado Municipal de Campinas (Mercadão)
Endereço: av. Benjamin Constant, 875 – Centro
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado: 7h às 18h (bares e restaurantes até 23h)
Domingo: 7h às 16h











