A Unicamp é a segunda melhor universidade da América Latina, aponta ranking divulgado pelo Times Higher Education (THE) Latin America University 2026, considerado um dos principais instrumentos internacionais de avaliação de universidades da América Latina e do Caribe. A USP ocupa a primeira posição.
Na edição de 2026, o ranking classificou 223 universidades de 16 países. O Brasil permanece como o país com maior presença, com 69 universidades avaliadas, entre públicas e privadas. Entre as dez melhores instituições da região, sete são brasileiras.
Para a construção dos indicadores foram analisadas 174,9 milhões de citações relativas a 18,7 milhões de publicações científicas indexadas na base Scopus entre 2020 e 2024.
Desempenho
Com o desempenho, a Unicamp manteve a segunda posição obtida em 2024, já que em 2025 não houve divulgação do levantamento por conta de mudanças de metodologia. Nesta edição de 2026, a responsável pela pesquisa introduziu mudanças em que, pela primeira vez, as universidades latino-americanas foram avaliadas em comparação com a população global de instituições presentes na classificação mundial, e não apenas entre si.
Criado em 2016, o THE Latin America utiliza os mesmos indicadores centrais do THE World University Rankings, mas com pesos ajustados para refletir as características institucionais da região.
Entre os cinco pilares que compõem o THE Latin America University Ranking, a Unicamp se destaca especialmente em duas dimensões. Primeiro, na dimensão Educação, com uma pontuação de 58,7, a Unicamp ocupa a 2ª posição na América Latina.
No indicador de Ambiente de Pesquisa, a Unicamp também apresenta excelente desempenho, com pontuação de 52,3, que corresponde à 2ª posição no ranking latino-americano.
O outro indicador de pesquisa utilizado é Qualidade de Pesquisa, em que a Unicamp ocupa o 4º lugar na classificação, com pontuação de 69,1. É destaque ainda a dimensão Indústria, que inclui receitas provenientes da indústria e as citações de patentes.
Nesse quesito, a Unicamp tem uma pontuação de 78,1, o que a coloca na 4ª posição entre todas as universidades da América Latina.
Confira o ranking:
1ª USP (Universidade de São Paulo) – Brasil
2ª Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil
3ª Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
4ª Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Brasil
5ª UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Brasil
6ª PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) – Brasil
7ª Instituto de Tecnologia de Monterrey – México
8ª UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Brasil
9ª Universidade Nacional Autônoma do México – México
10ª UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – Brasil
*Com informações da Unicamp











