Democratizar o acesso ao conhecimento é uma das principais missões da USP. Mesmo quando o ritmo do campus diminui e as férias chegam, a produção intelectual da Universidade continua em plena atividade no ambiente digital. São e-books, aulas, cursos, podcasts e acervos on-line que seguem disponíveis gratuitamente durante o recesso, tanto para a comunidade universitária quanto para o público externo, ampliando o alcance da ciência, da cultura e da informação produzidas na instituição.
Esse período pode se transformar em um convite para explorar novos saberes com mais tempo e flexibilidade, incluindo conteúdos em diversos formatos e áreas do conhecimento. O Portal de Livros Abertos da USP, por exemplo, oferece obras acadêmicas gratuitas, enquanto o e-Aulas e as parcerias com plataformas como o Coursera disponibilizam cursos ministrados por docentes e pesquisadores da Universidade, com vídeos, textos, atividades e, em alguns casos, certificação ao final.
Para a comunidade USP, o período de férias ainda garante acesso contínuo a bibliotecas digitais como a Pearson, a plataforma Minha Biblioteca e a Cambridge Books Online, ampliando as possibilidades de leitura, estudo e atualização. Assim, mesmo fora do calendário letivo, a USP segue aberta virtualmente para quem deseja aprender, pesquisar e adquirir novos conhecimentos.
As férias também são uma oportunidade para passear virtualmente pelo patrimônio cultural da Universidade. A plataforma on-line de curadorias digitais do Museu do Ipiranga é um exemplo que permite o acesso a objetos, documentos e imagens cuidadosamente estudados e curados por especialistas, reforçando o papel dos acervos digitais como uma forma democrática de aproximar a sociedade da memória e da história preservadas pela USP, independentemente da distância física.
Iniciativas como os podcasts Cultura na USP, Envelhecimento Saudável e Além do Algoritmo completam esse cardápio de conteúdos ao apresentar, em linguagem acessível, atividades culturais, informações sobre saúde e tecnologia oferecidas por professores e pesquisadores da Universidade.
Confira alguns desses recursos disponíveis on-line
Livros, pesquisas e memória em acesso aberto
Plataformas on-line reúnem produções científicas, acadêmicas e históricas que permitem ao público explorar, baixar e conhecer diferentes áreas do conhecimento em poucos cliques.
Portal de Livros Abertos
Desde março de 2016, a Universidade mantém o Portal de Livros Abertos da USP, com cerca de 1.400 obras que podem ser baixadas na íntegra. São 87 categorias temáticas e 96 séries editoriais, cobrindo um amplo espectro de áreas do conhecimento e linhas de publicação da USP, como engenharia, saúde, arquitetura, educação e turismo. O Portal reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados por autores vinculados à USP. Basta escolher o livro, ver a sinopse e clicar no botão que dá acesso à obra em PDF. Confira todas as publicações em https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP.
Desde março de 2016, a Universidade mantém o Portal de Livros Abertos da USP, com cerca de 1.400 obras
Portal de Revistas
Desde 2008, o Portal de Revistas USP reúne mais de 200 periódicos científicos editados pela Universidade, com dezenas de milhares de artigos disponibilizados em acesso aberto para leitura e download. Entre os destaques estão a Revista de Saúde Pública, referência na área da saúde coletiva, e os Anais do Museu Paulista, periódico histórico voltado aos estudos sobre patrimônio, memória e história do Brasil.
Acesse o conteúdo: http://www.revistas.usp.br
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
A Universidade mantém, desde 2001, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, considerada a maior biblioteca digital do gênero na América Latina, com mais de 139 mil documentos. A partir de um sistema de busca avançada é possível procurar por temática, campo de interesse, nome dos autores ou orientadores de cada pesquisa. Todos os trabalhos são disponibilizados para download em formato pdf, com exceção daqueles que envolvem patentes e permanecem com acesso restrito.
Acesse o conteúdo: https://www.teses.usp.br
Biblioteca Digital de Obras Raras
Na Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP (BORE), inaugurada em 2003, materiais datados do século 15 ao século 20 podem ser consultados na íntegra por todos. São livros, folhetos, revistas, jornais e diversos outros documentos que incluem não apenas obras raras, mas também obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres
Acesse o conteúdo: https://obrasraras.usp.br
Aulas abertas para aprender no seu ritmo
A maior universidade do País oferece cursos gratuitos on-line das mais variadas áreas do conhecimento para todos os públicos. Em algumas plataformas, é possível obter certificado de conclusão após o término das aulas.
Coursera
O Coursera é uma organização de tecnologia educacional que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos on-line gratuitos e acessíveis através de sua plataforma de ensino. Desde 2014, a USP mantém parceria com o Coursera para o oferecimento de cursos que oferecem aulas em vídeo, avaliações e interações entre os estudantes, monitores e professores.
Os cursos são autoinstrucionais: o participante acessa videoaulas, leituras e atividades no próprio ritmo, podendo avançar ou retomar conteúdos quando quiser, de acordo com sua disponibilidade.
Estão disponíveis cursos em diversas áreas, como Economia Básica Aplicada, Marketing Digital, Fundamentos para o Design de interface e Boas Práticas Científicas, entre outros.
Todos os cursos estão disponíveis na página da USP na plataforma: http://pt.coursera.org/usp







