O último final de semana de 2025 será de calor extremo em Campinas, mas a região começará 2026 com clima mais ameno e possibilidade de chuvas fortes. O governo do estado de São Paulo emitiu alerta para temporais no período de Ano Novo. O aviso vale a partir deste domingo (28) e se estende até o dia 5 de janeiro. O estado reuniu as Defesas Civis dos municípios nesta sexta-feira (26) em uma reunião preparatória. Estão previstas chuvas fortes, acompanhadas de descargas elétricas, ventos e há probabilidade de granizo.
Durante a reunião, coordenada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi apresentado um panorama do cenário meteorológico previsto para a semana do Ano Novo e alinhadas estratégias de monitoramento, atuação preventiva e organização dos serviços emergenciais. O objetivo é minimizar riscos e proteger a população.
“A Defesa Civil de Campinas enviará os alertas, na próxima semana, a todos os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Campinas, visando a preparação para esse período chuvoso. Vamos agendar uma reunião no dia 30 de dezembro, com o Comitê Gestor da Operação Chuvas de Verão, para discutir as ações relacionadas ao período do alerta”, disse o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, que participou da reunião.
Antes da chuva chegar, o Cepagri da Unicamp indica que as condições de calor prevalecerão neste final de semana. As temperaturas continuarão altas, entre 23⁰C e 34⁰C. A nebulosidade aumenta nesses próximos dias deixando o tempo abafado. A possibilidade de chuva aumenta, principalmente no final da tarde, embora de forma isolada.
Segundo o monitoramento da Defesa Civil, este final de semana deve registrar chuvas dentro da normalidade para o período; entre os dias 29 e 30 de dezembro, há risco de fortes temporais, com acumulados previstos entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos fortes no momento da chuva, trovoadas e eventual granizo, especialmente nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva e Registro.
No dia 31, a previsão indica muito calor e tempo abafado, com pancadas de chuva típicas da estação. Já no dia 1º de janeiro, o avanço de uma nova frente fria deve concentrar atenção na faixa leste do estado, incluindo a região do Vale do Ribeira, com acumulados de até 60 milímetros, avançando posteriormente para a Baixada Santista.
No dia 2, o Litoral Norte entra em alerta máximo, com previsão de chuvas expressivas, acumulados de até 100 milímetros e ocorrência de rajadas de vento. No dia 3, o Litoral Norte permanece em alerta, com aumento da precipitação também no oeste do estado. Para o dia 4, a previsão indica chuvas entre 50 e 100 milímetros no interior, além da Região Metropolitana de São Paulo e do litoral, com o retorno do feriado marcado por aumento da chuva, ventos, chances de granizo no interior e trovoadas.







