Rara leitora, raro leitor, o planeta Terra virou um grande e perigoso negócio. O governo do poder das finanças vem sendo implementado à força. Aquilo que muitos chamavam de “soft power”, uma espécie de poder que seria leve, que entraria em países pelas brechas como a literatura, o cinema, a moda, nunca existiu. O poder que domina e escraviza mesmo é o poder das armas, do medo, da coação, das ruínas.
Os Estados Unidos são o país por excelência deste poder: desde 1900, promovem a invasão de outros países, o financiamento de ditaduras, o treinamento de terroristas que se viram contra o próprio Tio Sam, a promoção de guerras, o bombardeamento de civis inocentes… E continuam a operar seu massacre, matando em busca de petróleo, ops, de democracia para outros países. É o imperialismo do Império.
O pior monstro é aquele que sabe se disfarçar de bom mocinho. Este país, que muitos cultuam como democrático, como o símbolo da liberdade, é uma falácia. Sua democracia só é realizada à custa de exploração e expropriação de outros países, e a suposta liberdade só é pra valer para a população masculina e branca. Os imigrantes, as mulheres, os negros mergulham cada vez mais no mar da pobreza e do medo.
Sequestram o ditador, mas recebem o genocida com afago e o abraçam. O que vale é a medida do lucro. E não há limites na busca por interesses econômicos.
Commodities é o que hoje eles querem: petróleo, aço, terras raras, tudo para produzir. Queimar mais e mais gás, e antecipar a catástrofe ambiental e social do nosso lindo planeta. E não são só os Estados Unidos, nós sabemos. China, Rússia, Europa e por aí vai, cada vez adicionando mais e mais países e reinos à lista.
Nós, do outro lado, somente assistimos. Nos tornaram incapazes de fazer algo. Querem queimar petróleo, apagar sonhos, destruir vidas. Nosso raio de ação é cada vez mais curto. E curtir a vida é algo cada vez mais raro. Ser otimista hoje em dia é estar mal informado. A maldade se alastra em efeito dominó. O futuro vai ser pior.
Gustavo Gumiero é Doutor em Sociologia (Unicamp) e Especialista em Antigo Testamento – gustavogumiero.com.br – @gustavogumiero







