13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Com estiagem, cidades da região monitoram os reservatórios

Tempo seco põe gestores em alerta; não há município com restrição no momento

Francisco Lima Neto Por Francisco Lima Neto
7 de agosto de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Com estiagem, cidades da região monitoram os reservatórios

Barragem do Rio Capivari-Mirim: um dos sete mananciais responsáveis por abastecer a cidade de Indaiatuba - Foto: Divulgação

O tempo seco e a falta de chuvas têm colocado os gestores da região em alerta. As cidades estão monitorando os níveis de seus reservatórios, mas seguem sem restrição no abastecimento, por enquanto. Para evitar a falta de água, adotam medidas como a aplicação de multas contra o desperdício e investem em campanhas de conscientização como forma de evitar o rodízio.

Valinhos, por exemplo, conta com quatro represas, a Barragem Santana do Cuiabano, que opera com 76% da capacidade; a Barragem Moinho Velho, que está com 64% da capacidade; a Barragem das Figueiras, que opera com 42% da capacidade; e a Barragem João Antunes dos Santos, que está com 5% da capacidade.

O município também é abastecido pelo Rio Atibaia. Lá, segundo a Administração, a captação opera sem restrições, com vazão de 11,18m³/s. “Os mananciais estão com diminuição acentuada do nível ou vazão, com redução na captação normal e necessidade de captações emergenciais, com possibilidade de comprometimento do abastecimento. Por enquanto, não há racionamento”, informou.

Centro de Lazer do Trabalhador de Valinhos, com suas lagoas com baixo nível de água – Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Em Vinhedo está vigente o Decreto Municipal nº 126/2021 que prevê multa para quem lavar calçadas, ruas, varandas, pátios, quintais, telhados e veículos em casa ou em vias públicas. O desperdício de água, como aguar gramados ou jardins com uso de mangueira, também rende multa de R$ 535,83.

As medidas de uso racional de água foram adotadas em Vinhedo com o alerta de especialistas, indicando que o período de estiagem deste ano exige atenção e cautela no uso da água em todo o Estado de São Paulo para evitar um cenário mais crítico.

Nova Odessa não corre risco de desabastecimento ou racionamento de água tratada neste ano até o momento. Segundo a equipe técnica da Coden Ambiental, as cinco represas da cidade, responsável por 100% da água captada para abastecimento, estão com 76,04% de suas capacidades somadas. “Não estamos realizando racionamento, pois atualmente estamos com 76,04% de capacidade preenchida nos nossos reservatórios e a outorga exige racionamento apenas com 40% ou menos”, explicou o diretor técnico da concessionária, Rean Gonçalves Sobrinho.

A Prefeitura da cidade tem atuado para garantir a segurança hídrica da cidade. Em junho, a Coden alcançou 34% do prolongamento da adutora Córrego Palmital-ETA 1, na Rodovia Rodolfo Kivitz, que permitirá a captação de 70 litros de água bruta por segundo, o equivalente a um terço da vazão diária total. Segundo informações do município, até o final do ano está prevista a conclusão da ETA 2 – Santo Ângelo, que garantirá um volume de água tratada de 3,6 milhões de litros/dia, aumentando em 20% o volume de captação atual. Também serão construídos 11 mil metros de rede.

Santa Bárbara d’Oeste possui três represas para o abastecimento público. Atualmente, a capacidade total de água bruta reservada nas três represas está em 85%, índice considerado dentro da normalidade para o período de estiagem, segundo a Prefeitura. Os reservatórios são monitorados diariamente e até o momento medidas de racionamento mais incisivas não são necessárias no município. Preventivamente, foram lançadas campanhas de conscientização para o uso racional da água.

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Indaiatuba informou que a cidade tem sete mananciais para abastecimento: Represa no Rio Capivari-Mirim, Córrego do Barnabé, Represas do Morungaba e do Cupini, Ribeirão Piraí, Córrego do Batatinha e Rio Jundiaí. A represa do Capivari-Mirim está com 78% da sua capacidade.

“Indaiatuba está sentindo o impacto desta severa estiagem como todas as cidades”

“Os investimentos realizados pelo município nos últimos anos, garantem a segurança hídrica e o abastecimento regular de Indaiatuba. Dentre esses investimentos, temos a barragem do Rio Capivari-Mirim, a ampliação em quase 100% na reserva de água tratada com a construção de reservatórios e a ampliação da estação de tratamento de água”, destacou o órgão. O Saae vem realizando durante o período de estiagem, campanhas de conscientização e uso racional da água.

Em Sumaré, a captação de água é feita por quatro mananciais, sendo o Atibaia o responsável pelo abastecimento de 70% da cidade. Esse principal manancial atualmente está com o nível em 1,65m, e o mínimo necessário para captação é 1,20m. Para os 30% restantes da cidade, o abastecimento ocorre pelos mananciais Horto I, Horto II e Marcelo. A represa Horto I opera com 75%, quando o mínimo necessário para captação é de 64%; já a represa do Marcelo, opera com 70%, quando o mínimo para captar é de 38%. As duas represas estão em estado de atenção. Já a represa Horto II está em estado crítico uma vez que opera com 69% da captação, quando o mínimo é de 62%.

De acordo com a BRK Ambiental, concessionária do serviço, existe um Plano de Contingência com ações que têm papel fundamental num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano. “São ações que vão desde a instalação de sondas analíticas para monitoramento da qualidade de água bruta, a instalação de novo filtro na Estação de Tratamento de Água I, reforço no programa de combate às perdas de água do, além do lançamento da nova campanha de comunicação ‘Jogando junto pela água’ para incentivo ao consumo consciente em Sumaré, que conta com o site www.jogandojuntopelaagua.com.br no qual a empresa disponibiliza informações atualizadas para a população acompanhar os volumes de chuvas e o nível dos mananciais”, informou.

Em Campinas, a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) tem reiterado que não há risco de desabastecimento na cidade ou de situações severas na oferta de água. Hortolândia informou que a captação da água que é tratada e distribuída no município é realizada pela Sabesp, no Rio Jaguari, na altura da cidade de Paulínia. Segundo o município, não há restrição de abastecimento na cidade.

Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira operava com 40,7% de capacidade, de acordo com dados da última sexta-feira (6). Responsável por abastecer as regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas, o Cantareira é formado por cinco reservatórios (Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro), que estão conectados por túneis subterrâneos. O volume útil armazenado no Sistema Cantareira é de cerca de 400 milhões de metros cúbicos.

Desde o dia 15 de janeiro de 2021 o sistema Cantareira opera em estado de atenção, caracterizado quando o volume fica entre 40% e 59%, como atualmente, então a captação de água passa a ser de 31 metros cúbicos por segundo.

O sistema Cantareira teve uma queda de 6,2% do dia 1º de junho até 1º de agosto deste ano. Passou de 47,6% no dia 1º de junho para os 41,4% no dia 1º de agosto. A queda é reflexo das chuvas abaixo da média nos últimos meses na região do Cantareira. De acordo com o Climatempo, em julho choveu 29,6mm, isto é, 65,3% da sua média para o mês (45,3mm). O mês passado teve o maior acumulado de chuva para um mês de julho dos últimos dois anos, pois passou os 6,9mm de julho de 2020, mas ficou atrás dos 92,4mm de julho de 2019.

Sistema Cantareira em Nazaré Paulista – Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Ainda segundo o Climatempo, todos os meses deste ano tiveram chuva abaixo da média no Sistema Cantareira. Entre janeiro e julho de 2021 choveu um total de 617,5mm no Sistema Cantareira, sendo o menor volume de chuva na região desde 2018, quando acumulou no mesmo período 601,9mm.  Esse foi o menor volume de chuva entre janeiro e julho dos últimos três anos.

Tags: abastecimentoÁguaCantareiraEstiagemHora Campinasreservatórios
CompartilheCompartilheEnviar
Francisco Lima Neto

Francisco Lima Neto

Notícias Relacionadas

Setec reforça segurança no Cemitério da Saudade com novas câmeras de vigilância
Cidade e Região

Setec reforça segurança no Cemitério da Saudade com novas câmeras de vigilância

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

CS Santos Dumont
Cidade e Região

Incêndio na madrugada fecha CS Santos Dumont; atendimento é transferido

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

Operação da PF

Operação da PF prende homem por falsificação de anilhas de aves em Sumaré

13 de janeiro de 2026
Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas

Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas

13 de janeiro de 2026
Valinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba a partir de sexta-feira

Valinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba a partir de sexta-feira

12 de janeiro de 2026
Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024

Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024

12 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.