PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Testemunha da história, fotógrafo V8 ganha exposição em seu centenário

Profissional eternizou transformação de Campinas ao longo de décadas

Francisco Lima Neto Por Francisco Lima Neto
11 de novembro de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Testemunha da história, fotógrafo V8 ganha exposição em seu centenário

Aristides Pedro da Silva no estádio Moisés Lucarelli entre o final dos anos 40 e início dos anos 50 - Foto: Gilberto De Biasi

No ano do centenário do nascimento do fotógrafo campineiro Aristides Pedro da Silva, o famoso V8, ele ganha uma exposição no saguão do Paço Municipal de 16 pranchas com fotografias feitas por ele e outras em que foi o retratado, além de sua biografia. A exposição é uma parceria do Centro de Memória da Unicamp com a Prefeitura de Campinas. V8 eternizou em imagens, como poucos, a transformação de Campinas ao longo das décadas do século passado. A exposição marca seu centenário e faz parte dos eventos do Mês da Consciência Negra.

Aristides Pedro da Silva nasceu em 23 de outubro de 1921, sendo o oitavo filho de Benedicto Pedro da Silva e Presciliana Silveira. Seu pai trabalhava como administrador da Fazenda Atibaia, no Arraial de Sousas, distrito de Campinas, e foi ali que ele chegou ao mundo.

Sua biografia aponta que, pouco depois, a família mudou-se para a Fazenda Cachoeira, em Valinhos, a convite do então prefeito Orosimbo Maia, que lá criou o Hotel Fonte Sônia. Porém, o Hotel foi vendido em 1937 e a família voltou para Campinas e passou a viver na Rua Bernardino de Campos, nº 740. Quando a casa própria ficou pronta, se mudaram para a Rua Júlio Frank, nº 18. A mãe dele abriu uma banca no Mercado Municipal, antes de fundar uma tinturaria.

O expoente da fotografia começou a trabalhar desde cedo e, por isso, não terminou os estudos. Trabalhou na Leitaria Santana, na Fundação Gerin e na tinturaria da mãe. Não se casou, nem teve filhos, e cuidou da mãe Presciliana até o fim da vida dela.

Ganhou o apelido por engano, já que V8 era a alcunha de um de seus irmãos, mas pegou e virou sua marca. Aos 17 anos, o jovem iniciou os estudos de pintura na Escola Pedro Alexandrino, mas não conseguiu se dedicar às aulas. Especula-se que a frustração com a pintura o levou às graças de outra forma de arte: a fotografia.

Sua primeira câmera foi adquirida por volta de 1947. Porém, sua paixão por imagens tinha nascido antes, ao observar os cartões-postais que a mãe recebia de hóspedes do hotel.

Demolição do Teatro Municipal de Campinas em outubro de 1965 – Foto: Aristides Pedro da Silva

A fotografia virou profissão em 1952, ano em que abriu um estúdio na Rua Treze de Maio. V8 era um homem talentoso e na mesma época foi técnico do juvenil do Guarani Futebol Clube, entre 1950 e 1960. E era justamente nos gramados que ele apurava sua sensibilidade, brincando com luz e ângulos.

Movimentação externa na partida entre Ponte Preta e Santos em agosto de 1970 – Foto: Aristides Pedro da Silva

No estúdio surgiu o gosto por coleção de imagens antigas da cidade. Uma vez expôs uma dessas imagens da vitrine e começou a ganhar imagens antigas da cidade de diversas pessoas, além de outras retiradas do lixo.

Consciente ou não, V8 se tornou um guardião da memória fotográfica de Campinas.

Com essa missão passou a registrar de forma incansável a cidade que ia se desfazendo pela falta de zelo e pelo progresso que não pedia licença e nem respeitava a história. O discurso do progresso pôs abaixo casas, uma igreja, dois teatros, entre tantas outras edificações.

Com seu olhar atento e sensível, V8 captou a vida da cidade como poucos. Ele esteve em momentos diversos da vida campineira, como a visita do médium Chico Xavier, na década de 1970, registrou a demolição da Igreja do Rosário, entre maio de setembro de 1956, do Teatro Municipal, em outubro de 1965, a despedida dos bondes, em outubro de 1968, a retirada dos trilhos em frente à Fepasa, entre 1973 e 1976, a demolição de casas na Rua Abolição, no bairro Ponte Preta, na década de 1970 e 1975, a construção do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em agosto de 1950, o Pelé em jogo entre o Santos e a Associação Atlética ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em 16 de agosto de 1970, entre muitos outros registros. Alguns sortudos tiveram a sorte de ter o casamento eternizado pelas lentes desse fotógrafo genial.

Demolição da Igreja do Rosário, entre maio e setembro de 1956- Foto: Aristides Pedro da Silva

Para a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, é uma grande honra para a Prefeitura homenagear o artista com a exposição. “É importante registrarmos uma data significativa como um centenário de um fotógrafo tão importante, homenageando simultaneamente a comunidade negra de nossa cidade”, afirmou.

O ex-prefeito Antonio da Costa Santos e o fotógrafo V8 em imagem de 2001 – Foto: Geraldo Mendes

“Aristides Pedro da Silva foi um artista da imagem de formação bastante heterodoxa. Ele começou registrando partidas de futebol e, com o tempo, passa a colecionar e registrar imagens da história de Campinas, reunindo ao longo da vida um dos conjuntos mais significativos sobre o Município. Sua coleção é tão excepcional quanto o olhar sobre a cidade”, afirmou o professor André Paulilo, diretor do Centro de Memória da Unicamp.

O fotógrafo memorialista morreu em 31 de julho de 2012, aos 91 anos de idade.

A mostra está disponível durante todo o mês de novembro e também pode ser visualizada no site https://bit.ly/Mostrav8.

Tags: CampinasConsciência NegraexposiçãofotografiaHistóriaHora CampinasMemóriaV8
CompartilheCompartilheEnviar
Francisco Lima Neto

Francisco Lima Neto

Notícias Relacionadas

Graffiti inspirado nas andorinhas de Campinas é inaugurado em escola pública
Cidade e Região

Graffiti inspirado nas andorinhas de Campinas é inaugurado em escola pública

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Tirolesa do Taquaral funciona todos os dias a partir desta segunda-feira
Cidade e Região

Tirolesa do Taquaral funciona todos os dias a partir desta segunda-feira

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Unicamp encerra 2ª fase do Vestibular 2026 com 8,9% de abstenção; lista de aprovados sai em janeiro

Unicamp encerra 2ª fase do Vestibular 2026 com 8,9% de abstenção; lista de aprovados sai em janeiro

1 de dezembro de 2025
Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

1 de dezembro de 2025
Trajetos de linhas de ônibus que passam na região do Alphaville mudam a partir desta segunda

Trajetos de linhas de ônibus que passam na região do Alphaville mudam a partir desta segunda

1 de dezembro de 2025
Deputado Jonas Donizette reúne lideranças de SP em megaencontro em Campinas

Deputado Jonas Donizette reúne lideranças de SP em megaencontro em Campinas

1 de dezembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.