A Defesa Civil de Campinas vistoriou o prédio do antigo Curtume Cantúsio, que pegou fogo na manhã desta terça-feira (26) e determinou a interdição do local. Apesar da medida, garantiu que não riscos de desabamento do edifício localizado na Rua Carlos de Campos, nº 1.033, na Vila Industrial.
Um incêndio no prédio desativado do Curtume Cantúsio mobilizou o Corpo de Bombeiros desde a manhã desta terça-feira. O fogo, que atingiu a parte interna de um galpão que compunha o complexo, teria começado em alguns lixos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 8h10, e três equipes trabalharam no controle das chamas, que geraram muita fumaça.
Em 1990, o curtume encerrou suas atividades. O prédio fica em uma quadra, às margens do córrego Piçarrão, onde na primeira metade do século 20 havia uma concentração de indústrias, inclusive o Matadouro de Campinas, já demolido. Às margens do Córrego Piçarrão, confronta com outro curtume, o Firmino Costa, e vários galpões de antigas metalúrgicas.
O prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).