Campinas conquistou o 1º lugar entre os municípios com mais de 500 mil habitantes no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul 2022.
A premiação ocorreu nesta quarta-feira (24) na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A cidade repetiu a classificação de 2021, quando também obteve a primeira colocação. É o décimo ano seguido que a cidade é certificada como município VerdeAzul.
O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, representou o prefeito Dário Saadi no evento, que teve a presença de gestores públicos de todo o estado.
No ranking geral do estado, Campinas ficou na posição 50 entre os 645 municípios paulistas, com nota 83,64.
“Nos mantivemos em 1º lugar na categoria acima de meio milhão de habitantes. Isto é fruto de gestão com rigor técnico e vontade política. Tivemos grandes desafios, como a pandemia e suas repercussões com impactos econômicos, afetando, na maior parte, as grandes cidades. Diante disso, principalmente estas grandes cidades caíram no ranking e muitas sequer foram certificadas, por isso, o resultado de Campinas se destaca”, afirma Menezes.
O Programa Município VerdeAzul foi iniciado em 2007 e premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos requisitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão com a descentralização e valorização da agenda ambiental no Estado de São Paulo.
As ações propostas pelo programa compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.