Já imaginou redescobrir histórias, memórias e encantos da sua cidade por meio de um passeio gratuito feito de ônibus e conduzido por um guia especializado? O roteiro “7 Maravilhas de Campinas”, promovido pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, convida moradores e visitantes a olharem para Campinas com curiosidade e pertencimento. As inscrições, que costumam se esgotar rapidamente, abrem no dia 28 de junho.
O trajeto percorre sete pontos históricos, culturais e arquitetônicos que ajudam a mostrar parte da alma da cidade: o Jockey Club, a fachada da Catedral Metropolitana, o Mercado Municipal (o “Mercadão”), o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), a Torre do Castelo e a nostálgica Estação Cultura.
A Estação, aliás, carrega até hoje em seus trilhos mais do que passageiros, pois sempre foi local de chegadas e partidas, de histórias que estavam começando ou se despedindo da cidade. Em algumas edições do passeio, há paradas ali para que os visitantes respirem esse passado ainda presente, sentindo a memória pulsar entre os trilhos. Já a Torre do Castelo, onde o grupo faz uma parada, proporciona uma vista única da cidade e é ponto de encantamento garantido.

Para Gislene Zanluchi Pitton, moradora da região da Lagoa do Mingone, esses passeios estão se tornando uma tradição para a família. Eles já garantiram vaga em três edições. “Acho que mergulhar na história e cultura da nossa cidade é muito importante. Eu vim com meus filhos e marido. É valioso demais, pois ajuda a conhecer nossas origens e valorizar belezas que as vezes nem tínhamos percebido”, diz.

Arita Bello, recém-chegada do Rio de Janeiro, e sua mãe, Rita de Fátima Braga, também se encantaram. “Estou há um mês e meio em Campinas, vim estudar na Unicamp. Minha mãe veio me visitar, e quando vi o passeio, achei a oportunidade perfeita de conhecer melhor a cidade. Foi lindo, cada local tem seus encantos e Campinas já começa a ser parte da nossa”, contou Arita.
Quem faz o passeio percebe que se trata de uma experiência coletiva e afetiva. É sobre ver a cidade que se mora com os olhos de quem chega. Mais do que um simples passeio, a iniciativa é um convite à reconexão. É olhar Campinas com a mesma curiosidade de um turista e, ao mesmo tempo, com o carinho de quem pertence.
Redescobrir histórias, reviver memórias e se encantar com os detalhes muitas vezes esquecidos no corre-corre do dia a dia. Reconhecer o que temos de bonito não significa ignorar os desafios. Pelo contrário, é justamente ao fortalecer os vínculos com a cidade que criamos base para transformá-la.
SERVIÇO:
Passeio “7 Maravilhas de Campinas”
Data: domingo, 6 de julho de 2025
Horário: das 9h às 12h
Ponto de saída e retorno: Feira Hippie – Centro de Convivência Cultural – Praça Imprensa Fluminense, Cambuí
Transporte: ônibus com guia de turismo
Inscrições: a partir de 28 de junho pelo site: https://campinas.sp.gov.br/turismo.
Kátia Camargo é jornalista. Embora não tenha nascido em Campinas, nutre um carinho e respeito pela cidade onde gosta de viver. Recentemente, realizou o passeio pelas 7 Maravilhas de Campinas. Durante o percurso, lembrou-se da canção Janela Lateral, na voz de Lô Borges. Ao observar os pontos emblemáticos da cidade pela janela do ônibus, passou a enxergar Campinas com um novo olhar, mais sensível e admirado.
Para conferir a canção:














