13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Campinas - 251 anos

A Campinas que me acolheu! – por Carmino de Souza

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
10 de julho de 2025
em Campinas - 251 anos, Colunistas
Tempo de leitura: 5 mins
A A
A Campinas que me acolheu! – por Carmino de Souza

Foto: Centro de Memória e Arquivo da FCM/Unicamp

Neste aniversário de 251 anos de Campinas, o Editor-Chefe do Hora Campinas nos fez um desafio que é transcorrer sobre o tema: “A Campinas que me acolheu: quais suas memórias, conquistas e percalços”. Eu nasci em Santos-SP no ano de 1951. Assim, sou órfão legítimo de Pelé e Companhia. Tive a oportunidade de ver muitas vezes o maior jogador de futebol de todos os tempos e creio que jamais haverá alguém como ele e aquele time dos sonhos do Santos FC de então. Mas, nosso assunto não é este. Depois de viver minha infância e adolescência por cerca de 15 anos em São Paulo, vim para Campinas para fazer meu curso de Medicina na jovem Faculdade de Ciências Médicas e da mais jovem ainda Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Sou da oitava turma e neste ano de 2025, estamos completando 50 anos de formados.

Posso dizer que, nem nossa Faculdade nem nossa cidade são semelhantes àquele tempo. Campinas tinha 350 mil habitantes e praticamente a cidade terminava na Via Anhanguera. Hoje ela tem 1.2 milhão de habitantes sendo que a maioria da população mora, trabalha e descansa nas regiões noroeste, sudoeste e sul-sul de nossa cidade. Impressionante o crescimento de nossa cidade e da Universidade em tão pouco tempo.

Campinas não era uma cidade estranha para mim mesmo naqueles tempos. Meu falecido pai nasceu na zona rural do que hoje, não tenho absoluta certeza, é o município de Jaguariúna ou Pedreira, à época de seu nascimento, Mogi-Mirim. Meu avô paterno era tropeiro. Eu tinha dois tios que moravam em Campinas, um era condutor da extinta Estrada de Ferro Mogiana e o outro trabalhou por mais de 40 anos na também extinta fábrica de chapéus Cury.

Assim, por razões familiares, eu vinha eventualmente a Campinas e já gostava muito da cidade. Minha segunda opção no vestibular do CESCEM (organização que fazia os vestibulares para as Universidade públicas à época) era Campinas. Entrei na Unicamp e fui remanejado para SP e não quis. Sempre gostei do interior e não pretendia retornar para São Paulo para estudar ou trabalhar. Meu curso básico na Unicamp foi feito em dois galpões no campus universitário. Em Barão Geraldo, não havia quase nada. Carinhosamente, nós chamávamos de “Barrão” Geraldo (isto mesmo, barrão – muito barro). Quantas vezes precisávamos empunhar ônibus na Avenida 1 ou ficávamos sem energia elétrica devido às chuvas.

Meu ciclo clínico foi feito, em grande parte, no prédio da Santa Casa de Campinas no Centro da cidade/Cambuí, prédio secular e que funciona até hoje em seus dois hospitais: Santa Casa e Hospital Irmãos Penteado. A casa histórica, totalmente reformada e onde hoje funciona o Bar e Restaurante Giovanetti, era o nosso prédio de ambulatórios. Tínhamos um ótimo Centro Acadêmico, apesar do período político bastante conturbado do país, em uma linda casa de estilo normando (que não existe mais) e onde hoje há um Hotel, em frente à Praça Carlos Gomes. Minha residência médica (1976-1979) também foi feita na Santa Casa. Em 1979, fui contratado como docente da Unicamp, logo após a minha residência.

Nesse ano, houve a primeira mudança do prédio dos ambulatórios (Bloco F) para o novo Hospital das Clínicas. Entretanto, o HC só começou a ser transferido em suas áreas de internação em março de 1986. Em 1985, após longo debate interno na FCM, Universidade e externo no sistema de saúde (o SUS ainda não existia) foi criado o Hemocentro de Campinas na Unicamp que começou a funcionar plenamente juntamente com o HC em 1986. O Prof. José Aristodemo Pinotti, Reitor da Unicamp, me encarregou de instalar e fazer funcionar o Hemocentro, o primeiro Centro Público transfusional de Campinas. Uma enorme responsabilidade, mas uma grande honra.

Tive os apoios incondicionais do Chefe de meu Departamento Prof. Rogério de Jesus Pedro (carinhosamente Rogerinho), do Diretor da FCM, Prof. Frederico Magalhães, do Prof. Nelson Rodrigues dos Santos (carinhosamente, Nelsão), à época, Secretário Municipal de Saúde e do Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira (carinhosamente, Grama). Poucos anos após (em 1988), o Prof. Pinotti me convidou para implantar o programa de sangue do Estado de São Paulo (Hemorrede) que foi modelo para todo o país e que conseguiu encaminhar as soluções da transmissão do vírus HIV por transfusões em nosso Estado. Nesse período, compartilhava meu trabalho entre a Unicamp e a Secretaria de Saúde de São Paulo.

Em 1993, fui alçado ao cargo de Secretário de Saúde do Estado com a responsabilidade de implantar o SUS em nosso Estado. Outro grande desafio… Em 1997-1998, após meu período de Secretário de Saúde do Estado e fazer minha Livre-Docência, fiz o meu pós doutorado na Itália (Università di Genova – Ospedale San Martino), com o apoio da Fapesp. Em 2001, me tornei Professor Titular de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular do Departamento de Clínica Médica da FCM Unicamp.

Em 2002, por indicação de nosso atual Prefeito Dario Saadi, à época vereador de Campinas, recebi o título de cidadão campineiro. Agora sim, pude dizer que era campineiro. Em 2022, a convite do Prefeito eleito de Campinas, hoje Deputado Federal, Jonas Donizetti, me tornei Secretário de Saúde do Município de Campinas, até o momento, o mais longevo (oito anos), cargo que exerci até dezembro de 2020. Nesse período, enfrentamos grandes crises sanitárias como as epidemias de arboviroses e, certamente a mais grave e dramática, a de Covid-19.

Foi uma grande honra e responsabilidade, mas creio, que foi a melhor maneira de devolver à nossa cidade o que ela me deu através dos anos. Sem dúvida, o mais importante que esta cidade me deu foi, além de um pequeno patrimônio e grandes amigos, a minha família. Em 1977 me casei com a Célia (estamos casados há 47 anos) e nossos dois filhos, Thiago e Clarissa, nasceram em Campinas.

Meus filhos Thiago e Clarissa também estão casados com Tatiana e Anthony, respectivamente. Hoje, temos três lindas netas (Maria Clara, Manuela e Olivia), as duas primeiras nascidas em Campinas e a última em Roma. Em agosto deste ano, chegará nosso primeiro neto (Carmino, terá o meu nome…) que deve também nascer em Roma.

Na verdade, tudo o que tenho devo em grande parte a Campinas. Minha história com esta cidade é muito rica.

Hoje, Campinas é uma Metrópole das mais importantes no contexto nacional e internacional. Temos grandes Universidades, Indústrias, Hospitais etc. e não paramos de crescer e desenvolver. Se houve algum percalço, não me lembro e também não importa.

Um texto é muito pouco para contar esta história de felicidade e sucesso que tive aqui. O que importa realmente, é ter vivido uma vida plena e prazerosa com minha família, amigos, colegas e parceiros.

Serei eternamente grato a esta grande e generosa cidade. Vida longa para Campinas.

 

 

Foto: Divulgação

Carmino Antônio De Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020. Secretário-executivo da secretaria extraordinária de ciência, pesquisa e desenvolvimento em saúde do governo do Estado de São Paulo em 2022, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan, membro do Conselho Superior e vice-presidente da Fapesp, pesquisador responsável pelo CEPID CancerThera da Fapesp.

 

 

CLIQUE AQUI PARA O ESPECIAL

 

Campinas, 251 Anos

Tags: 251 anosaniversárioCampinasCarmino de SouzacolunistasespecialhomenagemHora Campinas
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza
Colunistas

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

Por Carmino de Souza
12 de janeiro de 2026

...

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle
Colunistas

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle

Por Luis Felipe Valle
10 de janeiro de 2026

...

Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

9 de janeiro de 2026
Presidente interina da Venezuela defende agenda de colaboração

O perigoso negócio que mata – por Gustavo Gumiero

8 de janeiro de 2026
Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

7 de janeiro de 2026
Janeiro Branco: quando o sofrimento pede lugar de fala – por Thiago Pontes

Janeiro Branco: quando o sofrimento pede lugar de fala – por Thiago Pontes

6 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.