10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Colunistas

A dolorosa faxina emocional – por Thiago Pontes

Thiago Pontes Por Thiago Pontes
19 de dezembro de 2023
em Colunistas
Tempo de leitura: 3 mins
A A
A dolorosa faxina emocional – por Thiago Pontes

Foto: Freepik

Passei por uma experiência bastante produtiva recentemente, na última semana eu fiquei internado por sete dias. Lá, no leito do hospital, eu podia apenas ficar deitado e só, sem celular nem outras atividades que ocupassem a minha mente, e foi justamente com essa regra que fiz uma espécie de “faxina emocional”. Adoraria partilhar com você que me acompanha na leitura desse artigo, pois penso que ela possa ser proveitosa para você também. Vamos a ela?

Bom, há muitos pontos que eu posso vir a abordar aqui, como eu escrevo ao sabor do acaso, e coloco no papel o que me vem à cabeça espontaneamente, vou colocar à mesa a seguinte provocação: a falta que fazemos! Pergunto-lhe: você faz falta?

Sabe aquele monte de amigos que você jura ter, aqueles familiares que sempre estão contigo, os “namoradinhos, namoradinhas”, os companheiros de trabalho, pois são justamente eles que, em teoria, deveriam sentir sua ausência, mas no meu caso isso não ocorreu.

Estamos em uma era digital onde posso me dar ao luxo de atualizar através de neologismo uma frase consagrada do filósofo francês René Descartes que é: “Penso, logo existo!”. Eu a adaptei para: “Posto, logo existo!”, portanto, em uma geração que respira por wi-fi e está conectada 24 horas por dia, penso que, alguém que lhe quer bem sentiria sua falta se você se ausentasse por um, dois, três, sete dias, já que postar algo é sinônimo de estar vivo, a ausência de postagens é sinônimo de “sumiço, desaparecimento, quiçá a morte”?!

Comigo ocorreu o inverso, pessoas que há doze anos não falavam comigo me enviaram mensagens perguntando onde eu estava, o que estava acontecendo comigo, sentindo minha falta em postagens, olha a que ponto chegamos?!

Essa semana internado eu me utilizei do famoso “ócio criativo”, metodologia criada pelo grande nome da filosofia Sócrates que a defendia por dizer que com ela é possível você “colocar ordem na casa”, é possível você fazer uma “faxina na sua vida afetiva e emocional”. Foi justamente o que fiz!

Ao estudar psicanálise, uma das coisas que me chamou a atenção foi a questão do narcisismo (olhar mais para si) e do egocentrismo (que podemos colocar de forma leiga e didática como semelhante ao conceito anterior). Pensei que, no tocante a prática da empatia, ela deve sim existir, mas de forma equilibrada, pois não há como ajudar o próximo se você não esteja inteiro, seguro, confiante, se amando.

Eu passei toda minha vida me doando, sem expectativas de retribuição ou reconhecimento, tirando da boca para dar ao próximo (como diria minha saudosa avó dona Angelina), mas percebi nessa semana internado fazendo essa “faxina emocional” que essa minha balança estava desequilibrada, e resolvi reajustá-la.

Esse reajuste não é fácil, mas precisa que aja um primeiro passo que é justamente o de se colocar em primeiro lugar! Se priorizar (sem se esquecer da ética)!

Em uma semana internado as pessoas que estavam no meu círculo social mais íntimo sequer notaram minha ausência, e dali é que resolvi amadurecer esse lado afetivo meu para comigo. Pensei em quantas vezes deixei de me expressar por medo de desagradar, pensei em quantas vezes deixei de fazer algo lícito com receio de deixar um clima desconfortável junto a fulano, sicrano, beltrano… Ali, deitado na maca por sete dias percebi que não faço falta alguma, a não ser para pai, mãe e irmão (que já considero um recorde).

A partir do que expus acima, sobre esse fato clínico que vivenciei e minha “faxina emocional”, sugiro que você reflita sobre isso também, dói, não é confortável, mas por isso mesmo que incentivo mais ainda, pois assim você irá sair da sua bolha social da “vida perfeita” que tem, com pessoas lhe abraçando e sorrindo o tempo todo nas fotos e ao seu lado.

Para encerrar essa nossa reflexão; acho válido e produtivo trazer à tona a reflexão de um dos grandes nomes da filosofia alemã, Nietzsche que disse certa vez: “A solidão em nada me assusta. O que me assusta é a aglomeração humana tentando preencher seus corações vazios com falsas companhias e com falsas muletas privando-se do ócio criativo!”.

E é justamente o que vemos no cotidiano dessa nossa geração, principalmente agora, nas confraternizações e festas de família e confraternizações de empresas referentes ao final de ano. O que mais irá ocorrer são falsos sorrisos, famílias unidas, funcionários motivados, pessoas embriagadas, gastando o 13º, fugindo da realidade, indo para onde todo mundo vai, fazendo o que todo mundo faz… (se esquecendo da fatura do cartão de crédito que irá chegar em Janeiro).

Portanto, minha querida leitora, meu caro leitor, termino lhe perguntando (e peço que não responda de bate-pronto, mas que você reflita por algum tempo digerindo lentamente): você realmente faz falta? Para quem faz falta de verdade? Um grande abraço.

 

Thiago Pontes é filósofo e neurolinguista (PNL) – Instagram @institutopontes_oficial

Tags: colunistascomportamentoemoçõesfaixafinal de anoHora CampinasNatalponto de vistarelacionamentoThiago Pontes
CompartilheCompartilheEnviar
Thiago Pontes

Thiago Pontes

Ponto de Vista

Notícias Relacionadas

Dia dos Pais: porque, no fim das contas, o que ficam são as histórias – por Daniela Nucci
Colunistas

Dia dos Pais: porque, no fim das contas, o que ficam são as histórias – por Daniela Nucci

Por Daniela Nucci
9 de agosto de 2026

...

Sem jornalismo, não há democracia – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

Sem jornalismo, não há democracia – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
7 de agosto de 2026

...

Quando ir às lojas era um passeio – por Alexandre Campanhola

Quando ir às lojas era um passeio – por Alexandre Campanhola

6 de agosto de 2026
Permita-se sentir tédio – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Permita-se sentir tédio – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

6 de agosto de 2026
Um mês decisivo para a legislação ambiental no Brasil – por José Pedro Martins

Um mês decisivo para a legislação ambiental no Brasil – por José Pedro Martins

5 de agosto de 2026
‘Ficar’ é um campo minado

‘Ficar’ é um campo minado

4 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.