A tecnologia vem transformando o mercado de seguros há tempos e, nos dois últimos anos, ganhou ainda mais velocidade. Relatório de tendências e perspectivas mundiais para o mercado de seguros, realizado pela TransUnion, empresa global de informações e insights, aponta que mais da metade (52%) das pessoas entrevistadas prefere um canal digital, interagindo e solicitando cotações por e-mail e aplicativos móveis.
Outra pesquisa global – “Perspectivas para o setor de seguros 2022”, da Deloitte – relaciona confiança com prosperidade econômica. O estudo aponta que, enquanto as preferências do consumidor parecem estar mudando para maior digitalização e recursos de autoatendimento, a interação com o corretor continua sendo um componente fundamental para prospecção, vendas e serviços.
As seguradoras estão cada vez mais atentas às tecnologias e fontes de dados para impulsionar a eficiência, ter maior interação com os clientes e levar agilidade ao atendimento.
Ao mesmo tempo, boa parte das empresas também se concentra em melhorar a experiência do cliente, simplificando os processos com automação e fornecendo serviços personalizados quando necessário. Essa simplificação que as companhias de seguros buscam é um fator importante para que o corretor tenha mais tempo para prestar consultoria, ter um conhecimento mais profundo do cliente e estar ainda mais próximo, utilizando ferramentas digitais para isso e propondo soluções para diferentes momentos de vida.
O debate entre especialistas do mercado de seguros ocorrido na 7ª edição Fintech View, no Digitalks, aponta que é preciso se reciclar sempre. Para isso, algumas seguradoras apoiam os profissionais com plataformas digitais, que os auxiliam a terem mais agilidade e autonomia na criação e personalização de materiais para campanhas de marketing digital.
Para o cliente, o digital propicia um atendimento rico e com conteúdo abrangente. Depois de pesquisar os produtos, o consumidor pode receber a cotação de preços e aproveitar o conhecimento do corretor para receber uma consultoria personalizada. Com as orientações em mãos, o segurado passa a ter informações suficientes para decidir e refletir o que melhor atende suas necessidades.
Ser um usuário do digital e usar toda e qualquer plataforma não significa ser distante ou fazer um atendimento frio. Ao contrário: é ligar, conversar, entender e levar informação de forma humanizada, de um ser humano para outro. E, assim, mostrar para o cliente que o corretor é um profissional versátil e que possui vários canais de comunicação para atender e buscar soluções. A tecnologia, portanto, serve para facilitar e agilizar o atendimento.
Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto na região de Campinas