A Rede Amamenta Campinas, organização formada por agentes civis e profissionais da saúde, realiza neste mês de agosto, em espaços variados na cidade, atividades de cunho informativo e de alerta para a importância da amamentação. A ação acontece em parceria com o PIC – Programa Primeira Infância de Campinas e faz parte do calendário oficial municipal voltado ao tema.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas cerca da metade dos bebês nascidos no Brasil recebem a amamentação como alimentação exclusiva até completar os seis meses de vida. O alerta traz à luz a importância em educar para o ato de amamentar que oferece inúmeros benefícios para a mãe, para a saúde do bebê e o vínculo entre ambos.
Informar sobre a pega correta do bebê na mama, acolher mães com dificuldades e dúvidas, capacitar a rede de apoio de mães lactantes e informar sobre os benefícios e direitos da mulher que amamenta é o objetivo das ações promovidas pela Rede Amamenta Campinas.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM começou no último dia 1º e vai até 7 de agosto, próxima quarta-feira. “Esse é um período muito importante para nós da Rede. A semana de maior atividade do nosso grupo e o momento em que há muitos movimentos e foco voltados para a importância da amamentação. É preciso desmistificar, já que muitas mulheres desistem de alimentar o bebê pelo peito por medo, por dificuldade e pela falta de informação. O leite materno é o alimento mais rico do planeta. E, um dos pontos que também destacamos é a possibilidade da amamentação prolongada até os 2 anos de idade do bebê, que é uma ação preconizada pela OMS e que só traz benefícios ao bebê”, conta Karina Falsarella, odontopediatra e uma das responsáveis pela Rede Amamenta Campinas.
A exposição itinerante de fotos “As diversas formas de amamentar” pode ser visitada no Paço Municipal até esta segunda-feira (5). Ontem, domingo (4), ocorreu o “Horas Douradas” na Lagoa do Taquaral, quando gestantes, puérperas e lactantes foram recebidas por profissionais da saúde voluntárias para tirar dúvidas e auxiliar na prática do amamentar.
O cronograma conta ainda com um “Cine Mamá”, que vai acontecer na manhã de terça-feira (6), no Planetário da Lagoa do Taquaral, seguido de uma roda de conversa sobre a exibição do filme escolhido.
Já no dia 17, haverá um mutirão informativo e de prática de aleitamento oferecido por diversas profissionais da saúde a mamães da região do Parque Oziel.
Para encerrar o mês de atividades, no dia 31 haverá uma palestra voltada a profissionais e acadêmicos da saúde, “Amamentação Além da Técnica”.
SERVIÇO:
● Dia 6 de agosto
Cina Mamá, com roda de conversa após a exibição do filme, às 8h, no Planetário da Lagoa do Taquaral;
Entrada gratuita com inscrição prévia em link da rede social Instagram da Rede Amamenta Campinas (@Redeamamentacampinas);
● Dia 17 de agosto
Mutirão da Amamentação, atendimento multidisciplinar a mamães, das 9h às 13h, no Centro de Saúde do Parque Oziel;
● Dia 31 de agosto – Palestra “Amamentação Além da Técnica”, com a odontopediatra Andressa Bortolasso, às 8h, no auditório do Helbor Office Norte Sul.
Endereço: Avenida José de Souza Campos, 1073, no auditório.
Entrada gratuita com inscrição prévia em link da rede social Instagram da Rede Amamenta Campinas (@Redeamamentacampinas).