PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

Alex Santana: do início em Morungaba à decisão da Libertadores

Meia começou a jogar futebol em município da RMC, passou pelo Guarani e defende o Athletico Paranaense na final deste sábado (29), diante do Flamengo, no Equador

Eduardo Martins Por Eduardo Martins
29 de outubro de 2022
em Esportes
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Alex Santana: do início em Morungaba à decisão da Libertadores

Criado em Morungaba, Alex Santana comemora o gol da vitória por 1 a 0 do Athletico Paranaense sobre o Palmeiras, na Arena da Baixada, pela semifinal da Libertadores. Foto: Athletico Paranaense/Divulgação

Finalistas da Copa Libertadores da América, Flamengo e Athletico Paranaense entram em campo para a decidir a atual edição da competição neste sábado (29), às 17h (horário de Brasília), no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. Quem vencer a partida, conquistará a taça mais importante e desejada do continente sul-americano. Se o jogo terminar empatado, a decisão irá para a prorrogação e, se o resultado de igualdade persistir no placar, para os pênaltis.

Natural de Atibaia, porém criado em Morungaba, município de pouco mais de 13 mil habitantes, onde começou a treinar futebol no Centro Esportivo JBM e também integrou a escolinha de Futsal da Prefeitura, o meio-campista Alex Santana, do Athletico Paranaense, vai representar a Região Metropolitana de Campinas (RMC) na decisão da competição de futebol mais importante da América do Sul. Atualmente com 27 anos, o atleta chegou ao Furacão em julho deste ano e deve ser titular na tarde de hoje.

Revelado pelo Internacional e também com passagem pelo Paulista de Jundiaí, Alex Santana vestiu a camisa do Criciúma no início da carreira e logo depois chegou ao Guarani para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C em 2016. À época um novato de 21 anos, o atleta entrou em campo pelo Bugre em 13 jogos e marcou um gol que está na história do time campineiro.

Em jogo válido pela semifinal do torneio nacional daquele ano, o Alviverde já havia conquistado o acesso para a Série B – eliminando o ASA com uma vitória por 3 a 0 no Brinco, que revertou a derrota por 3 a 1 em Arapiraca – e buscava uma vaga na decisão da competição em confronto contra o ABC. Na partida de ida, em Natal, o Guarani sucumbiu e saiu de campo derrotado por 4 a 0, mas não se entregou e acabou conquistando uma virada memorável atuando no estádio Brinco de Ouro da Princesa, na semana seguinte.

O primeiro tempo da partida em Campinas terminou 2 a 0 para o Bugre, com gols de Leandro Amaro e Fumagalli. No intervalo, Alex Santana entrou em campo na vaga de Evandro, viu Fumagalli marcar mais dois gols, antes de balançar a rede com um golaço de fora da área. O atacante Pipico marcou o sexto gol do Alviverde em um jogo histórico e inesquecível que terminou com enorme festa da torcida presente no Brinco. O jogo foi disputado no dia 23 de outubro de 2016, portanto completou seis anos no último domingo (23).

Alex Santana concede entrevista coletiva durante passagem pelo Guarani, em 2016. Foto: Guarani/Divulgação

“O Alex Santana é um atleta que chegou (ao Guarani) emprestado pelo Internacional. Ele atuava na base do Inter, tinha sido emprestado ao Criciúma, voltou para o Inter e eles emprestaram ao Guarani em 2016. Eu peguei algumas informações sobre ele com o Argel [Fucks], treinador do Criciúma na época, pois estávamos buscando um atleta que fosse uma reposição para o Fumagalli, um camisa 10”, relembrou Marcelo Chamusca, técnico vice-campeão pelo Guarani na disputa da Série C de 2016, em entrevista exclusiva ao Hora Campinas.

“A partir do momento em que o Alex chegou e começou a treinar, eu observei a característica dele e percebi que ele gostava muito de ter a bola. É um jogador que não guarda posição e comecei a utilizá-lo como se fosse um segundo volante. É um jogador de muita força física, arrasta bem a bola, tem uma capacidade física muito boa e acho que uma das principais virtudes dele é ser um segundo volante que infiltra muito, pisa na área, e tem um excelente poder de finalização à meia distância”, acrescentou.

“Nesse jogo de 2016, o ABC estava com um jogador a menos, vencíamos por 2 a 0 e a leitura era de que não teríamos muito espaço (no segundo tempo). Fizemos o terceiro gol rapidamente, e depois o Alex acertou um chute de fora da área para marcar aquele golaço. É um jogador muito qualificado. Inclusive, depois que ele saiu do Guarani, voltei a enfrentá-lo. Ele cresceu muito, tentei contratá-lo em outras oportunidades, mas não consegui” detalhou Chamusca.

Após a passagem pelo Guarani, Alex Santana vestiu a camisa do Paraná Clube, nas séries A e B do Campeonato Brasileiro, do Botafogo, na Primeira Divisão, e também do Ludogorets Razgrad, da Bulgária, antes de chegar ao Athletico Paranaense, comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção Brasileira e bicampeão da Libertadores.

Alex Santana, em treino pelo Athletico Paranaense na Arena da Baixada. Foto: Gustavo Oliveira/Athletico-PR

Pelo Furacão, até o momento, o meio-campista entrou em campo em 13 oportunidades e marcou dois gols, entre eles um tento histórico, assim como ocorreu na passagem pelo Guarani. O atleta foi o responsável por balançar a rede e garantir a vitória por 1 a 0 no confronto de ida da semifinal da Libertadores, diante do Palmeiras, atual bicampeão continental, na Arena da Baixada. No duelo de volta, no Allianz Parque, o jogo terminou empatado por 2 a 2, e a equipe paranaense garantiu a vaga na decisão após 17 anos.

Com um golaço de fora da área nos acréscimos do segundo tempo, Alex Santana também garantiu a vitória do Athletico por 1 a 0 no clássico contra o Coritiba, no último dia 16, na Arena da Baixada.

Outras crias de Morungaba brilharam no futebol

Além de Alex Santana, outros dois atletas com raízes em Morungaba tiveram momentos marcantes no futebol brasileiro. Com passagem pelas categorias de base do Guarani, o jovem meio-campista morungabense Gabriel Menino recebeu a primeira oportunidade na equipe profissional do Palmeiras em 2020 e, a partir de então, conquistou o bicampeonato consecutivo da Libertadores pela equipe paulista. Ele também foi campeão paulista, da Copa do Brasil e está próximo de conquistar o Brasileirão.

Principalmente na primeira conquista continental, o atleta teve grande participação como titular do Verdão e chamou atenção na histórica vitória por 3 a 0 sobre o River Plate, em Avellaneda, na Argentina, na partida de ida da semifinal da competição. Depois da primeira conquista, o atleta perdeu espaço na equipe comandada por Abel Ferreira, mas já foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira e também desperta interesse de clubes europeus.

Natural de Morungaba, Gabriel Menino é multicampeão pelo Palmeiras. Foto: Sociedade Esportiva Palmeiras/Divulgação

Revelado pelo Guarani e campeão brasileiro pelo Bugre em 1978, o ex-meia Renato, também conhecido como “Renato Pé Murcho”, é mais um atleta nascido em Morungaba que fez história no futebol brasileiro. Após a conquista histórica em Campinas, o jogador disputou a Copa América de 1979 e de 1983, além da Copa do Mundo de 1982, representando a Seleção Brasileira.

Quando deixou o Guarani, Renato foi contratado a peso de ouro pelo São Paulo, na época a contratação mais cara registrada entre equipes brasileiras, o que possibilitou ao Bugre, com o dinheiro recebido na negociação, finalizar a construção do Tobogã do estádio Brinco de Ouro. Pelo Tricolor Paulista, Renato foi bicampeão paulista em 1980 e 1981.

Nascido em Morungaba, meia Renato foi titular e peça fundamental na conquista do Guarani no Campeonato Brasileiro da 1978. Foto: Guarani/Divulgação
Tags: alex santanaAthletico Paranaensedecisãodefesa.decisãoEquadorFinalFlamengoLibertadoresmeiaMorungaba
CompartilheCompartilheEnviar
Eduardo Martins

Eduardo Martins

Notícias Relacionadas

Guarani encaminha contratações; veja alguns nomes que estão na mira
Esportes

Guarani encaminha contratações; veja alguns nomes que estão na mira

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Ponte Preta renova contrato de Marcelo Fernandes até o fim de 2026
Esportes

Ponte Preta renova contrato de Marcelo Fernandes até o fim de 2026

Por Caio Amaral
6 de novembro de 2025

...

Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

5 de novembro de 2025
Sumaré marca presença no Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados

Sumaré marca presença no Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados

5 de novembro de 2025
Após eliminar Palmeiras, sub-17 do Guarani conhece as datas das semifinais do Paulista

Após eliminar Palmeiras, sub-17 do Guarani conhece as datas das semifinais do Paulista

4 de novembro de 2025
Ponte Preta enfrenta fim de contratos e indefinições para 2026

Ponte Preta enfrenta fim de contratos e indefinições para 2026

4 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.