10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Saúde e Bem-Estar

Alimentação influi na miopia, revela novo estudo

Segundo pesquisa, alimentos ricos em ômega 3 reduzem o risco de miopia em crianças e gorduras saturadas aumentam

Redação Por Redação
26 de setembro de 2025
em Saúde e Bem-Estar
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Alimentação influi na miopia, revela novo estudo

Miopia deve atingir 50% da população global em 2050, segundo estimativa da OMS. Foto: Freepik

Publicada no British Journal of Ophthalmology, uma nova pesquisa realizada na China com 1005 crianças de 6 a 8 anos de idade, mostra que o consumo de alimentos ricos em ômega 3, entre eles, algas, nozes, peixes gordos como salmão, bacalhau e sardinha diminuem o risco de crianças desenvolverem miopia ou dificuldade de enxergar à distância.

Maior causa de deficiência visual na infância, a miopia deve atingir 50% da população global em 2050, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para barrar esta epidemia os cuidados começam na alimentação. Isso porque, a pesquisa alerta que as gorduras saturadas presentes em salgadinhos e outros alimentos ultraprocessados largamente consumidos por crianças aumentam o risco de miopia.

Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier, de Campinas, e membro fundador da ABRACMO (Academia Brasileira de Controle da Miopia e Ortoceratologia) o maior fator de risco da miopia entre crianças certamente é o uso abusivo de telas. Dados indicam que 1 em cada 3 com idade de 3 a 5 anos não segue a recomendação preconizada pela OMS de não ultrapassar 1 hora/dia de uso das telas. Pior ainda são os relatos na Academia de bebês com menos de 2 anos que ficam com os olhos colados na tela do celular e acabam tendo dificuldade no desenvolvimento da fala.

O oftalmologista explica que todo cuidado é pouco com as telas até a idade de 8 anos porque os olhos estão em desenvolvimento e os músculos ciliares que alternam o foco para longe e perto automaticamente, podem entrar em espasmo e focar apenas o que está próximo explica.

“Os benefícios do ômega 3 para a saúde ocular se estendem da córnea, lente externa do olho, à retina. Isso porque, melhora a qualidade da lágrima, afina o sangue e permite melhor circulação do globo ocular. Por isso, impede o enfraquecimento da esclera, parte branca do olho, que tem importante função no controle da miopia, adia a a formação da catarata por ter ação antioxidante e ajuda a prevenir doenças na retina associadas à má circulação, salienta.

A pesquisa

Para chegarem à conclusão de que a alimentação influi na miopia os pesquisadores desenvolveram a investigação em quatro passos:

· Fizeram a avaliação da refração de todos os participantes;

· Com a colaboração dos pais, checaram a frequência de consumo de 280 alimentos divididos em 10 diferentes grupos.

· Verificaram por meio de questionários os principais fatores de risco relacionados ao estilo de vida à miopia na infância, destacando-se: excesso de telas e outras atividades próximas, pouca atividade ao ar livre, pais míopes, baixa exposição ao sol, idade e sexo.

· Fizeram nos participantes exame de biometria óptica para avaliar o comprimento axial, distância entre a córnea e a retina, maior em olhos míopes.

No final do estudo 27,5% dos participantes apresentaram miopia, com uma prevalência 25% maior naqueles que consumiam mais gorduras saturadas. A progressão da miopia também foi mais rápida entre as crianças que preferiam mais alimentos conforme exame de biometria que apontou maior comprimento axial neste grupo.

Os pesquisadores afirmam que embora a pesquisa seja observacional traz uma orientação importante para os pais ficarem de olho na alimentação das crianças. Queiroz Neto complementa lembrando que outro inimigo da visão na dieta é o consumo exagerado de açúcar que aumenta a produção de insulina e pode interferir no crescimento do eixo óptico onde as imagens são projetadas.

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é consumir seis colheres de chá de açúcar/dia. Acima disso, além de interferir no crescimento do eixo óptico que caracteriza a miopia, pode causar outros problemas de saúde que interferem em toda a saúde, conclui.

Tags: alimentaçãoBem-estarHora Campinasmiopiaoftalmologiaolhospesquisasaúde
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Hospital passa a oferecer serviço de Onco-Hematologia Pediátrica em Campinas
Saúde e Bem-Estar

Hospital passa a oferecer serviço de Onco-Hematologia Pediátrica em Campinas

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Colesterol alto atinge 4 em cada 10 brasileiros e avança de forma silenciosa, alerta cardiologista
Saúde e Bem-Estar

Colesterol alto atinge 4 em cada 10 brasileiros e avança de forma silenciosa, alerta cardiologista

Por Redação
8 de agosto de 2026

...

Amplitude térmica traz complicações à saúde, alerta especialista

Amplitude térmica traz complicações à saúde, alerta especialista

7 de agosto de 2026
Veja como a combinação de gordura abdominal e falta de vitamina D pode aumentar risco de morte após os 50 anos

Veja como a combinação de gordura abdominal e falta de vitamina D pode aumentar risco de morte após os 50 anos

6 de agosto de 2026
Ambulatório do HC da Unicamp começa a atender dependentes de jogos e apostas

Ambulatório do HC da Unicamp começa a atender dependentes de jogos e apostas

5 de agosto de 2026
Quem deve tomar a vacina do sarampo? Quais sintomas? Tire suas dúvidas

Quem deve tomar a vacina do sarampo? Quais sintomas? Tire suas dúvidas

5 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.