O ano letivo de 2026 será marcado por mudança na rede municipal de ensino de Valinhos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, anunciou o aumento da carga horária para as crianças do Infantil 1 ao 5º ano do Fundamental: a partir do próximo ano, em vez de apenas quatro aulas diárias, as turmas terão cinco aulas todos os dias. Ao todo, sete mil alunos serão beneficiados.
O currículo será ampliado com as aprendizagens fundamentais em Língua Portuguesa e Matemática, além de aulas de Artes, Educação Física e Inglês. A partir de 2026, inclusive, a língua estrangeira será implementada em todas as escolas a partir do Infantil 1, outra conquista inédita na história da cidade. Para suprir essa demanda, 60 novos professores serão contratados até dezembro.
A diretora pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Gizele Bevilacqua, enfatizou o ganho de qualidade que a ampliação de carga horária vai propiciar:
“Esse é um avanço muito importante para a nossa cidade. Hoje os alunos carecem dos especialistas de Artes e Inglês e, no ano que vem, terão acesso a essas disciplinas de modo regular. Uma aula por dia a mais parece pouco, mas se colocarmos numa perspectiva mais ampla, são 200 horas a mais de aula por ano – ou 1000 horas se considerarmos o ciclo do 1º ao 5º ano do Fundamental. Todos nós vamos ganhar com isso: alunos, professores, famílias e sociedade”, afirma a diretora.
Em termos de horário, a grade será ampliada alterando o horário de saída das crianças. Hoje, as que estudam de manhã e saem a partir das 10h40 passarão a sair às 11h30. No período da tarde, o horário de saída será alterado para 17h30.
“A adoção da quinta aula corrige um problema histórico na nossa cidade. Valinhos é o único município da Região Metropolitana de Campinas que mantinha essa carga horária reduzida. Herdamos essa situação lamentável e inadmissível mas, com planejamento, organização e muito trabalho das nossas equipes, estamos ampliando o tempo que nossas crianças passam na escola – e isso vai muito além de horas de aula”, destacou o prefeito Franklin Duarte de Lima.
As ações fazem parte do esforço de requalificar o quadro funcional da Educação na cidade: em 2025, mais de 140 novos profissionais já foram convocados para trabalhar, tanto por concurso público, quanto por processo seletivo simplificado.
Somadas às contratações previstas até o final do ano, com professores, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e profissionais de apoio, o contingente de novos profissionais chegará a 220. É a maior ampliação do quadro de servidores da Educação em Valinhos nos últimos dez anos.











