A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta segunda-feira (3) as inscrições para o Vestibular Indígena 2026, unificado entre Unicamp e UFSCar, que é destinado a estudantes indígenas que cursaram escolas públicas.
As inscrições gratuitas deverão ser feitas na página da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vestibular-indigena-2026/), até 28 de novembro de 2025. A Unicamp oferece 130 vagas e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) oferece 65 vagas. Os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, sendo um em cada universidade.
Os estudantes deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue na matrícula.
A seleção do Vestibular Indígena está unificada entre Unicamp e UFSCar desde a edição 2022. Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições (www.ingresso.ufscar.br e https://www.comvest.unicamp.br/wp-content/uploads/2025/10/Vestibular-Indigena-2026-Edital-Unicamp.pdf), bem como o calendário completo do processo. Na UFSCar, essa é a 19ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a oitava.
Candidatos que fizeram inscrição no Vestibular Indígena em edições anteriores e não compareceram na aplicação da prova por duas ou mais vezes sem a devida justificativa, terão sua inscrição indeferida. A lista de inscrições deferidas será publicada no dia 5 de dezembro de 2025. Será possível interpor recurso, com a justificativa de ausências, no período de 5 a 9 de dezembro. O recurso será analisado pela Comvest a lista final de inscritos no Vestibular Indígena 2026 será publicada no dia 12 de dezembro de 2025.
As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A aplicação das provas está condicionada a haver, no mínimo, 60 candidatos com inscrições deferidas em cada cidade. O exame será realizado no dia 11 de janeiro de 2025 (seguindo o horário local).
A prova será em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e uma redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões). O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 3/11 a 8/12/2025, pela página do Vestibular Indígena, no site da Comvest.
Os candidatos aprovados serão convocados em até cinco chamadas para matrícula, conforme calendário a seguir. As matrículas serão realizadas de maneira online, a partir do site da Comvest. Importante: a documentação para matrícula consta do edital. A documentação será validada após a matrícula no curso. A qualquer momento, os alunos poderão ser convocados pela Diretoria Acadêmica (DAC) a apresentarem a documentação para conferência, sob pena de cancelamento de matrícula.
Os aprovados no Vestibular Indígena para vagas na Unicamp serão matriculados no Programa Formativo Intercultural para Ingressantes pelo Vestibular Indígena (ProFIIVI), de caráter obrigatório, com disciplinas nas áreas específicas dos cursos escolhidos, ministradas exclusivamente no período integral. Após o cumprimento das exigências do ProFIIVI, os estudantes iniciarão os cursos para os quais foram convocados.











