Ser bom em conversar não é sobre uma única troca de palavras. É sobre construir relacionamentos que podem ser significativos e duradouros ao longo da vida. É interessante observar como muitas pessoas buscam entender o que as torna mais saudáveis, felizes e bem-sucedidas. Em primeiro lugar, posso afirmar que não há sucesso sem sofrimento.
Aos 77 anos, aprendi que a única correlação consistente entre saúde, felicidade e sucesso futuros é ter um punhado de bons relacionamentos desde a infância, além de alguns construídos pelos desafios que a vida nos apresenta.
Estou convencido de que conectar-se com outras pessoas é a coisa mais importante que podemos fazer. Isso significa que, à medida que envelhecemos e criamos mais conexões, realmente nos tornamos mais saudáveis.
Diversos estudos científicos já comprovaram que boas amizades ajudam a melhorar a saúde do coração, reduzem sintomas de depressão e até diminuem o risco de morte na velhice. Ou seja, quem tem um amigo ou vários, tem tudo.
Ter bons relacionamentos e estar sempre disposto a ajudar o outro são ações que fortalecem nosso interior, nos tornam mais felizes e saudáveis e, muitas vezes, nos expõem a oportunidades que talvez não tivéssemos de outra forma, abrindo uma nova visão de mundo.
É muito fácil, com o acúmulo de experiências, focar apenas nos nossos desafios. Ser solitário e pensar somente em si mesmo é triste e até pode nos adoecer. Um amigo é justamente aquele que nos fornece uma janela para além de nós mesmos.
O sucesso profissional, assim como o pessoal, depende de como enfrentamos as dificuldades e o sofrimento. Mesmo quando o assunto é pesado, ter a oportunidade de um bom bate-papo realista e com humor pode ajudar. Vale a pena buscar essas conversas com colegas e amigos.
Aqui está uma pequena lista para manter os laços de amizade:
• Separe um tempo para estar com os amigos. Pode ser só um café. Se tiver mais tempo, programe um passeio ou reserve parte do dia livre para estar com os amigos.
• Presenteie seus amigos enviando alguma foto de bons momentos que já passaram juntos.
• Combine uma caminhada, para fazer bem ao corpo e à alma.
• Esteja presente nos bons momentos e também nos momentos desafiadores.
Luis Norberto Pascoal é empresário e presidente da Fundação Educar







