10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Educação e Cidadania

Ano letivo terá ações inéditas sobre combate à violência contra mulheres, emergências climáticas e antirracismo

Plano pedagógico em Campinas para 2026 terá abordagem para valorizar equidade a partir de três temas na educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e EJA

Redação Por Redação
20 de janeiro de 2026
em Educação e Cidadania
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Ano letivo terá ações inéditas sobre combate à violência contra mulheres, emergências climáticas e antirracismo

Secretária de Educação em Campinas, Patrícia Adolf Lutz. Foto: Carlos Bassan/PMC

A Secretaria de Educação de Campinas programou para o ano letivo de 2026 um plano pedagógico com ações inéditas para destacar a equidade a partir de três temas: combate à violência contra as mulheres, emergências climáticas e antirracismo.

“Precisamos cada vez mais estabelecer uma conexão mais próxima com o momento da sociedade. E isso significa buscar formas de ensinar as crianças de forma criativa, em um ambiente seguro, sobre temas urgentes e cada vez mais presentes na rotina da população e noticiários”, explicou a secretária de Educação em Campinas, Patrícia Adolf Lutz.

Com isso, a proposta para a educação infantil, a educação fundamental 1 e 2 e a educação de jovens e adultos (EJA) é dar ênfase em temas que dialoguem diretamente com as Diretrizes Curriculares de Campinas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos norteadores de ensino, garantindo a formação integral dos alunos e alunas a partir da contextualização social e desenvolvimento do pensamento crítico.

 

Abordagens dinâmicas e inovações

Para cada tema, a Educação realizará uma série de ações e haverá a chamada culminância escolar, portanto, um momento com atividades especiais que marcam o auge do processo de ensino. Além disso, serão implementadas inovações em parcerias com outras secretarias municipais.

As programações estão em discussão e serão divulgadas posteriormente para as comunidades escolares incentivando o envolvimento de pais e responsáveis pelas crianças.

No caso específico do combate à violência contra as mulheres, a secretaria fará uma abordagem adaptada para os alunos e alunas matriculados na educação infantil e no ensino fundamental 1, grupos que juntos concentram crianças de 0 a 10 anos. Neste caso, o conteúdo será trabalhado como uma proposta de valorização das mulheres e envolverá a Secretaria de Políticas para as Mulheres no desenvolvimento de ações.

“Em todos os casos teremos um conteúdo apresentado de forma sensível e coerente com as faixas etárias. A educação é fundamental para começarmos a mudar os indicadores de violência, sobretudo no futuro”, falou Patrícia.

Em dezembro de 2025, ela participou com o prefeito Dário Saadi e outros secretários municipais de um ato de conscientização contra a violência à mulher no Salão Vermelho da Prefeitura. A atividade fez parte do movimento Dia do Laço Branco e contou com a palestra “A importância da conscientização e mobilização dos homens para o fim da violência contra as mulheres”, apresentada pelo comunicador e mediador de conflitos Fabrício Dorigati.

Patrícia ponderou que também haverá reforço da educação antirracista. “Os meninos, em especial, precisam ser educados sobre a importância de respeitar e valorizar a diversidade, além de não violar direitos”, falou a secretária.

Ela lembrou que um dos objetivos é incluir alunos e alunas do ensino fundamental 1 e da educação infantil no projeto Rotas Afro. No ano passado, a iniciativa reuniu 9 mil estudantes do ensino fundamental 2 e da EJA durante roteiros pedagógicos por pontos emblemáticos da cidade para destacar a história da população afro-campineira.

Sobre as emergências climáticas, explicou Patrícia, o objetivo é propor mudanças na rotina ou novos hábitos que permitam às crianças e adolescentes reforçarem informações sobre cuidados diversos para proteções do meio ambiente e da coletividade. Neste caso, a ação conjunta será trabalhada com Serviços Públicos.

“Será um trabalho de conscientização que parte do princípio do exemplo, ou seja, um espelho de comportamento. Os estudantes levam para casa os ensinamentos e, desta forma, sabemos que as famílias devem mudar ou reforçar atitudes e comportamentos para não fazerem justamente o oposto do que é ensinado nas escolas”, destacou.

 

Quando começa o ano letivo?

A Secretaria de Educação programou para 6 de fevereiro a abertura do ano letivo de 2026 nas 182 escolas sob gestão exclusiva da Prefeitura. Nesta mesma data serão realizadas as entregas dos uniformes e kits escolares para os estudantes da rede municipal.

Em relação às demais 84 escolas em que há parceria da Prefeitura com organizações da sociedade civil ou mantidas por instituições colaboradoras, a data de volta às aulas será entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro, com a obrigatoriedade de 200 dias letivos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Neste caso, o modelo de abertura do ano letivo segue as mesmas diretrizes das outras unidades e as entregas dos uniformes e materiais também ocorrem no primeiro dia de atividades.

Tags: antirracismoCampinasemergências climáticasPatrícia Adolf Lutzplano pedagógicoviolência contra mulheres
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

OSCs de Campinas podem concorrer a prêmio de R$ 20 mil
Educação e Cidadania

OSCs de Campinas podem concorrer a prêmio de R$ 20 mil

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Processo Seletivo Unificado para ingresso na pós-graduação da Unesp abre inscrições
Educação e Cidadania

Processo Seletivo Unificado para ingresso na pós-graduação da Unesp abre inscrições

Por Redação
8 de agosto de 2026

...

Impacto das telas na saúde mental já é debatido em 80% das escolas

Impacto das telas na saúde mental já é debatido em 80% das escolas

7 de agosto de 2026
Últimos dias de inscrições para curso gratuito de empreendedorismo

Últimos dias de inscrições para curso gratuito de empreendedorismo

6 de agosto de 2026
Escolas iniciam inscrições de alunos para concurso musical com foco nos 20 anos da Lei Maria da Penha

Escolas iniciam inscrições de alunos para concurso musical com foco nos 20 anos da Lei Maria da Penha

5 de agosto de 2026
Unicamp de Portas Abertas receberá 45 mil estudantes no campus de Barão Geraldo

Programa Unicamp de Portas Abertas: UPA 2026 espera mais de 50 mil estudantes

4 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.