Apesar de a tarifa de ônibus ter sofrido aumento de 13,16%, a secretaria de Transporte anunciou nesta quinta-feira (6) que vai manter o valor do subsídio ao sistema de transporte público em Campinas nos mesmos patamares de 2021. De acordo com a Administração, o subsídio para 2022 vai ser de R$ 72 milhões – o mesmo valor do ano passado, quando a tarifa esteve congelada.
Segundo a secretaria, serão R$ 60 milhões para o sistema de transporte convencional e R$ 12 milhões para o Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI).
A Administração justificou a medida dizendo ter havido “graves consequências para o sistema de transporte público decorrentes da perda de passageiros em função da pandemia”.
Disse ainda que há necessidade de manter a operacionalização das linhas do sistema de transporte público nesta etapa pré-licitação do novo sistema e da finalização das obras do BRT. Diz, por fim, que os reajustes nas tarifas ficaram abaixo da inflação do transporte público para o ano de 2022.
Na definição do subsídio em 2021, a Prefeitura usou como uma das justificativas, a previsão de não aplicação de reajuste nas tarifas do transporte público ao longo do ano.
Insuficiente
A Transurc – entidade que reúne as empresas concessionárias – se pronunciou por meio de nota e adiantou que o valor é “insuficiente” para cobrir os custos do serviço. Para a entidade, existe uma “clara tendência de alta” nos custos fixos e variáveis que compõem a cadeia do transporte, como o preço do petróleo ou de pneus, por exemplo.
Diz ainda que não é possível saber como será o movimento de passageiros diante da pandemia e lembra que o subsídio contempla todo o sistema Intercamp, que engloba também o PAI Serviço.
Veja a íntegra da nota da Transurc
“O valor do subsídio é o mesmo do ano passado e o setor acredita ser insuficiente para cobrir todos os custos. E, infelizmente, é difícil fazer uma previsão assertiva com o atual cenários econômico, pandèmico e político.
Existe a clara tendência de alta nos custos fixos e variáveis que compõem a cadeia do transporte durante o ano. Por exemplo, nos primeiros dias de janeiro os preços dos pneus subiram 4% e o do diesel, por conta da mistura com o biodiesel, aumentou 1,3%.
Portanto, além desse quadro incerto, também não é possível, saber como será o comportamento da demanda com a nova variante Ômicron.
Finalmente, vale salientar ainda que o valor previsto de subsídio contempla todo o Sistema InterCamp e é destinado a complementar parte dos custos das concessionárias, cooperativas e do PAI Serviço”.
A tarifa
A tarifa do transporte público foi reajustada em 13,16%, a partir do dia 3 de janeiro. Com os novos valores, a tarifa do Bilhete Único Comum passou de R$ 4,55 para R$ 5,15; o Vale Transporte custa agora R$ 5,60, antes era R$ 4,95.
Já o Bilhete Único Escolar subiu de R$ 1,82 para R$ 2,06; e o Bilhete Único Universitário passou para R$ 2,58, antes custava R$ 2,28.
Os usuários das linhas Circular-Centro (conhecida como Linhão da Saúde) que pagavam R$ 3,30, a partir do reajuste pagarão R$ 3,73. Já o pagamento da 2ª integração no sistema vai de R$ 0,40 para R$ 0,45 (o menor aumento – 12,5%).