A semana no Brasil terminou com um assunto nos trending topics das redes sociais: os sanduíches intitulados “Novos McPicanha”, da rede de fast food McDonald’s. A guloseima simplesmente não tinha picanha em sua composição, o que denotaria propaganda enganosa. A descoberta levou a uma ação em cadeia de vários Procons pelo País. Houve mobilização pelo menos em três grandes capitais: São Paulo, Rio e Brasília.
Depois da polêmica, a rede retirou o lanche de seu portfólio nesta sexta-feira (29). Ela reconheceu que não havia picanha no sanduíche. Segundo a companhia, o sabor viria de um “molho com aroma natural de picanha”
Em São Paulo, por exemplo, o Procon-SP notificou o Arcos Dourados Comércio de Alimentos – rede de fast food McDonald’s – pedindo explicações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha. A empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.
Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022, bem como da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros.
O Procon-SP quer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes, bem como dos termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas. Esses esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 2 de maio.