10 de agosto de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Araçatuba: relatos e vídeos do assalto dão dimensão do terror

Quadrilha ataca agências bancárias; três pessoas morreram e cinco ficaram feridas

Eduardo Martins Por Eduardo Martins
30 de agosto de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Quadrilha invadiu Araçatuba: assaltos a bancos, mortos e feridos numa ação que levou terror à população da cidade e região - Foto: Reprodução Redes Sociais

Quadrilha invadiu Araçatuba: assaltos a bancos, mortos e feridos numa ação que levou terror à população da cidade e região - Foto: Reprodução Redes Sociais

Um grupo de criminosos armados atacou três agências bancárias no Centro de Araçatuba, Interior de São Paulo, entre a noite do último domingo (29) e o início da madrugada desta segunda-feira (30). Até o momento, a Polícia Civil confirmou que três pessoas morreram (dois moradores e um criminoso) e três suspeitos estão presos.

Cerca de 20 criminosos abordaram motociclistas, pedestres, fizeram reféns e também cercaram as bases da Polícia Militar (PM). Além disso, foram espalhadas bombas pela cidade e um morador teve os dois pés e todos os dedos da mão amputados após ser atingido pelo explosivo. Cinco pessoas foram levadas à Santa Casa da cidade com ferimentos, um deles em estado grave.

Durante o ataque, o grupo usou dez carros e roubou veículos de moradores na fuga. Os criminosos também utilizaram drones para monitorar a chegada da Polícia.

De acordo com relatos de moradores de Araçatuba, foram ouvidos muitos tiros durante a madrugada próximo ao local da ação dos criminosos e também em bairros afastados do Centro da cidade. No Centro, janelas de casas e apartamentos foram atingidas pelo tiroteio e moradores passaram a noite agachados com medo das balas e artefatos. O Centro segue interditado.

 

 

Vídeos compartilhados em redes sociais mostram pessoas andando pelas ruas do município feitas reféns pelos criminosos. Em outra imagem, uma pessoa aparece sobre o carro e os criminosos atiram pela cidade. Veja abaixo vídeos e fotos obtidos pelo Hora Campinas com moradores da cidade.

 

 

Os depoimentos

O Hora Campinas conseguiu também falar com moradores da cidade. Eles deram depoimentos sob a condição de anonimato. “Graças a Deus está tudo certo comigo. Não foi perto da minha casa, foi no Centro, mas o negócio foi feio. 00h30 começaram os tiros, acordei 1h escutando os tiros e não dormi mais. Fui dormir somente às 4h. Às 3h escutei o barulho da bomba que explodiu no menino”, relatou um morador de Araçatuba.

“Foi muito pesado isso que aconteceu, escutei os tiros aqui de casa e no primeiro momento não fiquei tão assustada pois moro em condomínio e estava dentro de casa. Na hora que começaram (os tiros), achei que era trovão, depois eu achei que era rojão e aí comecei a receber mensagem no WhatsApp de amigos pedindo para não sair de casa. Eu acho que peguei no sono depois da 1h e ainda estava escutando os tiros. Primeiro achei que era bem longe da minha casa, depois soube que invadiram uma agência que fica perto daqui”, descreveu uma moradora do município.

 

 

Susto não é o primeiro

O tiroteio da última noite não é o primeiro susto para os moradores de Araçatuba. Há quatro anos, em 2017, criminosos explodiram uma empresa de valores na cidade com dinamites. No dia, o grupo incendiou carros, atirou e também bloqueou a ação da Polícia Militar.

Caçada aos criminosos

Unidades territoriais da Polícia Militar de Araçatuba, com o apoio de equipes de Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, além do Águia e da Polícia Civil, participam das diligências patra tentar capturar os criminosos. O Baep, grupo de elite da Polícia Militar (PM), está à frente das operações. As forças de segurança já conseguiram deter dois suspeitos de participar da ação. Policiais do Grupo de Ações Tática Especiais (Gate) estão na cidade para tentar desativar os explosivos que foram deixados pelos criminosos.

 

Policiais observam destroços em agência de Araçatuba: justiça de Sorocaba decide soltar presos – Foto: Reprodução
Agência destruída em Araçatuba: Polícia Federal realizada mais uma operação e prende 15 pessoas – Foto: Reprodução
Agência bancária atacada em Araçatuba: prisão em Piracicaba. Foto: Divulgação

 

O caso é investigado pela Departamento Estadual de Investigações Criminais de Araçatuba, com o apoio da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos.

A Polícia Militar de Araçatuba disse que pelo menos duas agências bancárias tiveram seus caixas danificados por ação de explosivos e que outras agências foram alvos de disparos de arma de fogo.

“Os infratores da lei usaram transeuntes que passavam no local como escudo humano para transitar a pé e com os veículos utilizados na ação criminosa e utilizaram drones para monitorar toda a ação, tanto na chegada ao perímetro urbano quanto na fuga para a zona rural. Foram deixados explosivos em pelo menos 14 pontos da cidade, incluindo um caminhão carregado com emulsão em frente a uma das agências atacadas”, informou em nota divulgada à imprensa.

Durante a fuga, os veículos utilizados na ação foram deixados para trás com farta munição e armas de grosso calibre, entre elas fuzis calibre .50 e 7.62 mm, além de “miguelitos”, que são artefatos de metal utilizados para furar pneus de veículos.

 

 

Segunda a PM de Araçatuba, ainda não há um número exato de suspeitos, “mas estima-se que a ação tenha contado com pelo menos 15 deles no centro da cidade”.

Com a intenção de isolar a cidade, os infratores incendiaram veículos nas pontes do Rio Tietê, em Buritama, e Santo Antônio do Aracanguá. Também incendiaram veículos próximo ao trevo de Guararapes e na praça de pedágio em Glicério, bem como dois veículos no centro de Araçatuba.

A identidade das três pessoas mortas durante a ação criminosa ainda está sendo checada. De acordo com a PM, há informações de que algumas pessoas deram entrada no Pronto Socorro Municipal com ferimentos provenientes de arma de fogo. “Ainda não há o número exato de feridos e nem sua identificação. Um rapaz, ao passar de bicicleta próximo a uma bomba, foi vítima da explosão, teve os dois pés amputados e todos os dedos da mão”.

 

 

A PM solicita à população de Araçatuba que evite passar pelo centro da cidade, pois ainda há muitos explosivos no local e pode ser que mais artefatos sejam encontrados. “Caso algum cidadão se depare com algo estranho, por favor, não mexa, ligue para o número de emergência 190. Policiais militares estão trabalhando de forma incansável na busca pelos autores desse delito. Pelo menos dois deles já foram capturados”, acrescenta a nota.

(Com informações da Agência Brasil)

Tags: AraçatubaassaltocrimeHora Campinasmortesquadrilhaterror
CompartilheCompartilheEnviar
Eduardo Martins

Eduardo Martins

Notícias Relacionadas

Hospital de Clínicas faz parte da rede integrada por 93 hospitais para o diagnóstico laboratorial e atendimento a pacientes graves com a doença Foto: Divulgação

HC e Hospital de Sumaré integram força-tarefa contra a monkeypox

10 de agosto de 2022
Colegiado tem caráter consultivo e objetiva estudar e propor diretrizes para a formulação e a implementação da política municipal de desenvolvimento urbano sustentável Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Conselho da Cidade abre inscrições à sociedade para a gestão 22/24

10 de agosto de 2022
Reunião na Câmara: alteração na Lei Orgânica do Município criou as emendas, em 2021 Foto: Divulgação

Emenda impositiva muda regra na Câmara; entenda essa modalidade

10 de agosto de 2022
Chuva na Rodovia D. Pedro, volume ainda longe de acabar com o déficit pluviométrico, mas que acabou com a estiagem prolongada na região Foto: Marcelo Pereira/Hora Campinas

Campinas terá frio de 10ºC, chuva e ventos de 80 km/h entre hoje e amanhã

10 de agosto de 2022
A tentativa de feminicídio foi registrada na 2ª DDM de Campinas. Foto: Arquivo

Mulher de 51 anos é atacada a facadas no Jardim Campos Elíseos

9 de agosto de 2022
Valinhos apresenta mais casos suspeitos de varíola dos macacos, que aguardam resultados de exames. Foto: Arquivo

Valinhos é a 9ª cidade da RMC com confirmação de monkeypox

9 de agosto de 2022






  • Carlos Brickmann
    Chumbo Gordo
  • Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Daniela Nucci
    Moda e Beleza
  • Flávio Benetti
    Vem de Boas
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Retratos da Juventude
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Tadeu Fernandes
    Saúde
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista
  • Walmando Fernandes
    Conexão Seguro

Populares

  • Prouni: resultado da primeira chamada para o segundo semestre de 2022 é divulgado - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Resultado da 1ª chamada do ProUni 2022 do segundo semestre é divulgado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Antiga fábrica Chapéus Cury desaparece da paisagem urbana de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas Shopping recebe a exposição ‘Mundo Jurássico’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Rodeio de Indaiatuba está de volta! Confira a programação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A personagem que inspirou o nome da cantora campineira Sandy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist