PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Educar em tempos de desconexão emocional – por Blenda Costa Alves

Redação Por Redação
24 de agosto de 2025
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Educar em tempos de desconexão emocional – por Blenda Costa Alves

Foto: freepik

Vivemos em uma era de hiperconectividade, mas paradoxalmente marcada por uma crescente desconexão emocional — uma incompatibilidade que se reflete com força na sala de aula. O espaço que deveria ser dedicado ao conhecimento e ao desenvolvimento integral do estudante passou a abrigar tensões, desigualdades sociais e, em muitos casos, tornou-se o último refúgio seguro para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Enquanto isso, a escola enfrenta uma crise silenciosa. Não apenas o desempenho acadêmico tem sido comprometido, mas também a saúde emocional de quem ensina. Um estudo do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revela que 32,75% dos professores da educação básica sofrem da síndrome de burnout. Além disso, 55,92% apresentam burnout pessoal e 43,58% relatam esgotamento relacionado ao trabalho. A sobrecarga de funções — que vai muito além do ato de ensinar —, a pressão por resultados e a escassez de apoio institucional tornam o cenário ainda mais desafiador.

Do outro lado da sala, os estudantes também chegam à escola emocionalmente sobrecarregados. Muitos não têm ferramentas básicas para lidar com frustrações ou conviver em grupo, o que compromete a aprendizagem. O que deveria ser um espaço de desenvolvimento pleno se transforma, muitas vezes, em palco de tensão e conflitos.

É fundamental cuidar da saúde de nossos educadores, para que eles possam oferecer apoio emocional em sala de aula. Mais do que isso, é papel dos governos ampliar parcerias com profissionais da saúde mental, oferecendo suporte psicológico para toda a comunidade escolar, sem sobrecarregar ainda mais os docentes.

O cenário de desgaste emocional impacta a todos: alunos e educadores veem sua relação fragilizada e, com ela, perdem-se as condições mínimas para a aprendizagem. O resultado? Baixos índices de aprendizado, evasão escolar crescente e um ciclo vicioso de frustração e desmotivação.

Em algumas redes estaduais de ensino, já há políticas públicas que monitoram os indicadores de bem-estar emocional e o clima escolar, como forma de orientar práticas pedagógicas mais assertivas. Mas a medida ainda não é difundida em todas as unidades de ensino, especialmente as públicas, o que gera distorções na avaliação da qualidade do ensino no Brasil.

É necessário reconectar a escola com seu papel humano para romper o ciclo de adoecimento, violência e evasão. Essa responsabilidade, no entanto, não é unilateral. As famílias — e até mesmo a comunidade ao redor — também devem se manter engajadas para ampliar essa rede de proteção.

Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconheça que educar vai além do conteúdo acadêmico e defender o desenvolvimento integral do estudante, ou seja, tanto no aspecto cognitivo quanto no emocional e social, um dado alarmante que decorre da crise emocional e relacional no ambiente escolar é a crescente violência nas escolas. Segundo o Instituto DataSenado, cerca de 11% dos estudantes brasileiros sofreram algum tipo de violência escolar, o que representa aproximadamente 6,7 milhões de alunos vitimados em pesquisa realizada em 2023.

Esses dados confirmam a urgência de uma resposta sistêmica e estruturada. Não se trata apenas de medidas de segurança, mas de uma transformação na forma como educamos. Essa mudança passa, necessariamente, pela formação continuada de educadores, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, escuta ativa e regulação emocional.

Uma programação voltada para esse fim também é bem-vinda. As escolas deveriam ter espaços regulares de acolhimento — como rodas de conversa, tutoria afetiva e práticas restaurativas — que fortaleçam os vínculos entre alunos e professores e contribuam para a prevenção de conflitos. Até mesmo os currículos escolares poderiam ser repensados para incluir projetos interdisciplinares envolvendo arte, meditação e temas ligados à convivência, à diversidade e à cultura da paz.

Mesmo diante de tantos alertas, os dados alarmantes persistem e reforçam a certeza de que investir em competências socioemocionais não é modismo: é uma urgência educacional, social e humana. A pergunta que fica é: onde estamos errando e qual o melhor caminho a seguir? Parte da resposta, nós já conhecemos.

 

Blenda Costa Alves é gestora do Instituto MRV&CO

Tags: alunosArtigocidadaniadesgasteEducaçãoeducadoresemoçõesescolaHora CampinasinclusãoOpiniãorelacionamento
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Campinas corre para fazer contrato emergencial no transporte
Opinião

Artigo – Tarifa Zero: crescimento desacelerado e questões emergentes – por Jurandir Fernandes

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Artigo: Um país que vira as costas às meninas – por Cynthia Betti
Opinião

Artigo: Um país que vira as costas às meninas – por Cynthia Betti

Por Redação
5 de novembro de 2025

...

Artigo: O incômodo sentido da vida – por Joaquim Z. Motta

Artigo: O incômodo sentido da vida – por Joaquim Z. Motta

4 de novembro de 2025
Artigo – Justiça socioambiental: COP30 desafia mercado corporativo no Brasil – por Guibson Trindade

Artigo – Justiça socioambiental: COP30 desafia mercado corporativo no Brasil – por Guibson Trindade

3 de novembro de 2025
A Semana Santa e suas provocações

Artigo: A fé na ‘comunhão dos santos’ – por Lino Rampazzo

2 de novembro de 2025
Artigo: Uma professora imperfeita – por Vanessa Crecci

Artigo: Uma professora imperfeita – por Vanessa Crecci

1 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.