13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Janeiro Branco, a sutileza do olhar – por Pe. Luiz Roberto Teixeira Di Lascio

Redação Por Redação
17 de janeiro de 2023
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo: Janeiro Branco, a sutileza do olhar – por Pe. Luiz Roberto Teixeira Di Lascio

Foto: Freepik

O fervilhar das multidões nos centros das grandes metrópoles nos mostra um cenário assombroso, no vai-vem frenético dos carros e pessoas. Tudo isso, toda essa multidão inquieta, cada um na busca da realização de seus objetivos, nos põe a pensar: Qual será o sentido da vida? Seríamos nós seres humanos, uma raça terráquea ou seres androides? Somos “gente” ou seres robóticos, revestidos de peles sintéticas imitando o “homo sapiens”?.

Existe um prazo de validade para os humanos. Sua composição genética – que é um milagre da existência – exige um grau de consciência e maturidade, revelando o lado da fragilidade e da vulnerabilidade na sua formação e na constituição de sua estrutura. A cultura do corpo não está dissociada da integração e interação da alma no aparelho bio-social-psíquico e espiritual do ser humano. Se, ao analisarmos a criatura humana, não levarmos em conta o desempenho de sua escultura artística, a análise deixará a desejar… O destaque ficará no aparente, nos critérios do “belo e fascinante”, no aspecto externo, que esconde a vulgaridade animalesca e brutal que, extravasada, escancaradamente deixa à mostra as paixões perversas, reino dos demônios atrozes, que habitam nos porões da psique.

Janeiro Branco é um movimento para o despertar da alma, encerrada e acorrentada nas crendices e superstições, conceitos punitivos implantados pelos ancestrais. Heranças pessimistas e ideologias perversas que mantêm mentes e corações subjugados, à mercê de promessas apocalípticas, ansiosamente clamando por libertação. .

Esse aprisionamento da alma no cárcere do corpo acorrentada (A alma é a forma do corpo), gera um turbilhão de emoções e pensamentos, que ensejam o surgimento de uma infinidade de enfermidades psicossomáticas, que vêm, desse modo, alterar o sentido da vocação do homem e da mulher neste mundo. O ser humano é criado para a Glória de Deus, e traz dentro de si o DNA do Deus Amor, do Deus da Vida, a semente da imortalidade e da plenitude.

Quando o amor é confundido e corrompido pelas paixões desordenadas, os sentimentos e as emoções, agora desfigurados, perdem na sua essência a razão de ser. O sofrimento age então como elemento desintegrador, alterando toda a razão e valor da existência. É de se concluir que, quando se ignora o valor da espiritualidade na sua estrutura biopsíquica social e religiosa, a pessoa passa do nível do viver para o vegetar, da alegria para a tristeza, da fé para a incredulidade, do ânimo para a letargia. Enfim, da vida para a morte.

Vivemos numa sociedade indiferente. aos reais valores, anestesiada pelo materialismo e consumismo.

Convive com uma infinidade assombrosa de informações e narrativas, tornando-a refém e antenada aos valores do mundo que, sem trégua, martelam em sua mente, essa sua tirana ideologia.

O ideal de vida, longe dessa influência maléfica é vivermos hábitos saudáveis, relaxados, em perfeita harmonia no contato com a fauna, a flora e as belezas da natureza, num relacionamento enriquecido da compaixão, do respeito, da satisfação. O pecado (leia-se desequilíbrio comportamental) é a causa das doenças e das enfermidades do corpo e da alma e, em última análise, da destruição perversa da dignidade do “sêr pessoa”.

Hoje um grande contingente da sociedade se encontra enfermo e seduzido pelos remédios, terapias e lazares paliativos. A lei é descansar para produzir e consumir. Aproveitar enquanto se é jovem e se tem saúde. Depois, sei lá!. Cuidar da vida: esse é o primeiro e fundamental dever que cada pessoa tem para consigo mesmo. A alma humana, uma vez entristecida e desanimada, altera o processo biológico e faz o corpo enfraquecer e adoecer. O Espirito Divino que nos foi dado e habita em nós, nos move para sempre seguirmos em frente, nos encorajando e nos ensinando a superar os desafios e intempéries que surgem ao longo do caminho. Nos inspira a prosseguir com esperança, determinação, no exercício contínuo e intransigente do Bem.

Janeiro Branco é um sinal de alerta para chamar nossa atenção para o valor da vida, para a importância da saúde mental. Todos somos responsáveis na construção da Cultura da Vida.

Quanto mais um país e seu povo assumem a responsabilidade de lutar por melhores condições de vida em todos os sentidos, tendo a norteá-los os princípios e direitos fundamentais da pessoa humana, mais esse pais e povo caminharão para a perfeita realização de uma sociedade saudável e feliz.

Essa tarefa é de todos nós, cidadãos, mas, ainda mais e principalmente, dos políticos e governantes, homens e mulheres que detêm o poder de decisão. A Máquina Pública deve, através de projetos de leis e politicas públicas, promover ações concretas e eficazes que garantam ao povo uma ideal qualidade de vida, assistida desde a gestação à idade senil.

Janeiro Branco é o inicio de um novo ano e de uma nova etapa no ciclo da vida, fazendo-nos lembrar que a Vida é um dom. Um presente que nos é oferecido, e que, portanto, cabe a nós deixarmo-nos docilmente ser tocados pela máxima de Jesus, o maior Encantador da Vida: ”Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. .

 

Luiz Roberto Teixeira Di Lascio é padre da Arquidiocese de Campinas–SP – E-mail: padredilascio@uol.com.br 

Tags: ansiedadeapoioArtigoautoconhecimentodepressãoHora Campinasjaneiro brancoOpiniãosaúde mentalSolidariedade
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: Ícones, ídolos e idiotas – por Joaquim Z. Motta
Opinião

Artigo: Ícones, ídolos e idiotas – por Joaquim Z. Motta

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

Artigo – Doação x investimento social: o próximo passo para fortalecer o terceiro setor e gerar valor para a economia – por Lúcia Decot Sdoia
Opinião

Artigo – Doação x investimento social: o próximo passo para fortalecer o terceiro setor e gerar valor para a economia – por Lúcia Decot Sdoia

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Artigo: Por uma bússola moral para o País – por Ives Gandra da Silva Martins

Artigo: Por uma bússola moral para o País – por Ives Gandra da Silva Martins

11 de janeiro de 2026
Trump diz que EUA vão administrar Venezuela até “transição segura”; Chile, México e Colômbia repudiam

Artigo – EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado – por Celeste dos Santos

10 de janeiro de 2026
EUA inauguram nova fase de intervenção na América Latina com invasão à Venezuela

Artigo: A soberania como desculpa para a cegueira moral – por Rosana Valle

10 de janeiro de 2026
Artigo: O papel da tecnologia na reinvenção do marketing para a indústria de alimentos – por Aline Alexandrino

Artigo: O papel da tecnologia na reinvenção do marketing para a indústria de alimentos – por Aline Alexandrino

9 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.