10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Opinião

Artigo: Janeiro Branco, a sutileza do olhar – por Pe. Luiz Roberto Teixeira Di Lascio

Redação Por Redação
17 de janeiro de 2023
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo: Janeiro Branco, a sutileza do olhar – por Pe. Luiz Roberto Teixeira Di Lascio

Foto: Freepik

O fervilhar das multidões nos centros das grandes metrópoles nos mostra um cenário assombroso, no vai-vem frenético dos carros e pessoas. Tudo isso, toda essa multidão inquieta, cada um na busca da realização de seus objetivos, nos põe a pensar: Qual será o sentido da vida? Seríamos nós seres humanos, uma raça terráquea ou seres androides? Somos “gente” ou seres robóticos, revestidos de peles sintéticas imitando o “homo sapiens”?.

Existe um prazo de validade para os humanos. Sua composição genética – que é um milagre da existência – exige um grau de consciência e maturidade, revelando o lado da fragilidade e da vulnerabilidade na sua formação e na constituição de sua estrutura. A cultura do corpo não está dissociada da integração e interação da alma no aparelho bio-social-psíquico e espiritual do ser humano. Se, ao analisarmos a criatura humana, não levarmos em conta o desempenho de sua escultura artística, a análise deixará a desejar… O destaque ficará no aparente, nos critérios do “belo e fascinante”, no aspecto externo, que esconde a vulgaridade animalesca e brutal que, extravasada, escancaradamente deixa à mostra as paixões perversas, reino dos demônios atrozes, que habitam nos porões da psique.

Janeiro Branco é um movimento para o despertar da alma, encerrada e acorrentada nas crendices e superstições, conceitos punitivos implantados pelos ancestrais. Heranças pessimistas e ideologias perversas que mantêm mentes e corações subjugados, à mercê de promessas apocalípticas, ansiosamente clamando por libertação. .

Esse aprisionamento da alma no cárcere do corpo acorrentada (A alma é a forma do corpo), gera um turbilhão de emoções e pensamentos, que ensejam o surgimento de uma infinidade de enfermidades psicossomáticas, que vêm, desse modo, alterar o sentido da vocação do homem e da mulher neste mundo. O ser humano é criado para a Glória de Deus, e traz dentro de si o DNA do Deus Amor, do Deus da Vida, a semente da imortalidade e da plenitude.

Quando o amor é confundido e corrompido pelas paixões desordenadas, os sentimentos e as emoções, agora desfigurados, perdem na sua essência a razão de ser. O sofrimento age então como elemento desintegrador, alterando toda a razão e valor da existência. É de se concluir que, quando se ignora o valor da espiritualidade na sua estrutura biopsíquica social e religiosa, a pessoa passa do nível do viver para o vegetar, da alegria para a tristeza, da fé para a incredulidade, do ânimo para a letargia. Enfim, da vida para a morte.

Vivemos numa sociedade indiferente. aos reais valores, anestesiada pelo materialismo e consumismo.

Convive com uma infinidade assombrosa de informações e narrativas, tornando-a refém e antenada aos valores do mundo que, sem trégua, martelam em sua mente, essa sua tirana ideologia.

O ideal de vida, longe dessa influência maléfica é vivermos hábitos saudáveis, relaxados, em perfeita harmonia no contato com a fauna, a flora e as belezas da natureza, num relacionamento enriquecido da compaixão, do respeito, da satisfação. O pecado (leia-se desequilíbrio comportamental) é a causa das doenças e das enfermidades do corpo e da alma e, em última análise, da destruição perversa da dignidade do “sêr pessoa”.

Hoje um grande contingente da sociedade se encontra enfermo e seduzido pelos remédios, terapias e lazares paliativos. A lei é descansar para produzir e consumir. Aproveitar enquanto se é jovem e se tem saúde. Depois, sei lá!. Cuidar da vida: esse é o primeiro e fundamental dever que cada pessoa tem para consigo mesmo. A alma humana, uma vez entristecida e desanimada, altera o processo biológico e faz o corpo enfraquecer e adoecer. O Espirito Divino que nos foi dado e habita em nós, nos move para sempre seguirmos em frente, nos encorajando e nos ensinando a superar os desafios e intempéries que surgem ao longo do caminho. Nos inspira a prosseguir com esperança, determinação, no exercício contínuo e intransigente do Bem.

Janeiro Branco é um sinal de alerta para chamar nossa atenção para o valor da vida, para a importância da saúde mental. Todos somos responsáveis na construção da Cultura da Vida.

Quanto mais um país e seu povo assumem a responsabilidade de lutar por melhores condições de vida em todos os sentidos, tendo a norteá-los os princípios e direitos fundamentais da pessoa humana, mais esse pais e povo caminharão para a perfeita realização de uma sociedade saudável e feliz.

Essa tarefa é de todos nós, cidadãos, mas, ainda mais e principalmente, dos políticos e governantes, homens e mulheres que detêm o poder de decisão. A Máquina Pública deve, através de projetos de leis e politicas públicas, promover ações concretas e eficazes que garantam ao povo uma ideal qualidade de vida, assistida desde a gestação à idade senil.

Janeiro Branco é o inicio de um novo ano e de uma nova etapa no ciclo da vida, fazendo-nos lembrar que a Vida é um dom. Um presente que nos é oferecido, e que, portanto, cabe a nós deixarmo-nos docilmente ser tocados pela máxima de Jesus, o maior Encantador da Vida: ”Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. .

 

Luiz Roberto Teixeira Di Lascio é padre da Arquidiocese de Campinas–SP – E-mail: padredilascio@uol.com.br 

Tags: ansiedadeapoioArtigoautoconhecimentodepressãoHora Campinasjaneiro brancoOpiniãosaúde mentalSolidariedade
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Dia dos Pais: conheça os animais que dão um verdadeiro exemplo de cuidado com os filhotes – por Alan Maia
Opinião

Artigo – Dia dos Pais: conheça os animais que dão um verdadeiro exemplo de cuidado com os filhotes – por Alan Maia

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Artigo: O espetáculo e a existência – por Gabriel Basso Pereira
Opinião

Artigo: O espetáculo e a existência – por Gabriel Basso Pereira

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

ONU adia votação sobre uso da força para manter trânsito em Ormuz

Artigo: Por que as crises no Oriente Médio nunca são apenas regionais? – por Francisco Nascimento

8 de agosto de 2026
Artigo – A trova: paixão e desafios – por Adilson Roberto Gonçalves

Artigo – A trova: paixão e desafios – por Adilson Roberto Gonçalves

7 de agosto de 2026
Artigo: O mercado da autoestima e os limites do Direito na estética – por Laura Falsarella e Amyr Muknickas Sabry

Artigo: O mercado da autoestima e os limites do Direito na estética – por Laura Falsarella e Amyr Muknickas Sabry

6 de agosto de 2026
Artigo – A ampulheta do patrimônio: segundo semestre de 2026 é o limite para o planejamento sucessório – por Jônia Barbosa de Souza

Artigo – A ampulheta do patrimônio: segundo semestre de 2026 é o limite para o planejamento sucessório – por Jônia Barbosa de Souza

5 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.