Nos últimos meses, a rotina escolar ganhou uma presença inusitada e muito especial: Missy, uma Golden Retriever brincalhona, carinhosa e sempre pronta para oferecer companhia. Mais do que um mascote, ela se tornou um símbolo de acolhimento, afeto e aprendizado para toda a comunidade escolar. Nossa mascote é um apoio emocional comprovado pela ciência. Diversos estudos científicos apontam que a convivência com cães pode trazer benefícios diretos à saúde emocional e até cognitiva de crianças e adolescentes.
A interação com animais, segundo diversos autores, aumenta a liberação de ocitocina, hormônio relacionado ao vínculo e à redução do estresse. Na prática, Missy demonstra isso diariamente. Professores relatam que ela se aproxima de alunos em momentos de ansiedade, oferecendo uma presença silenciosa, mas poderosa. “É como se ela soubesse quando alguém precisa de carinho”, afirma uma das docentes.
A presença desta mascote em nossos corredores trouxe um ambiente de trabalho mais humano. O impacto não se limita aos estudantes. Para a equipe pedagógica e administrativa, a mascote tornou-se um alívio em meio às demandas diárias. Uma pausa para brincar ou acariciá-la é suficiente para renovar o ânimo. Estudos também já mostraram que ambientes de trabalho com a presença de animais tendem a ser mais colaborativos e menos estressantes.
Além de todo benefício para os que já fazem parte da “Família Taquaral” ela também é uma surpresa para os novos alunos. Entre os que chegam à escola pela primeira vez, a presença de Missy costuma arrancar sorrisos imediatos. A pergunta “Aqui tem cachorro?” é quase sempre seguida de risadas e histórias. Esse encontro inicial funciona como um elo, facilitando amizades e a adaptação ao novo espaço.
Mas se engana quem pensa que nossa Missy é apenas calma e acolhedora. Sua personalidade brincalhona também tem espaço: ela adora correr, receber afagos e até “pedir” carinho com o olhar. Essa mistura de energia e doçura conquistou todos à sua volta. A presença da Missy vai além da afetividade. Ela também contribui para a missão pedagógica da escola. Valores como respeito, cuidado, empatia e responsabilidade são vividos na prática quando alunos convivem diariamente com ela.
Assim, a nossa Missy deixa claro que educar é também ensinar a cuidar — e que a ciência, unida ao afeto, pode transformar a experiência escolar em algo ainda mais humano e inesquecível.
Roberta Guimarães é pedagoga, mestre em Educação com MBA em Tecnologias Educacionais e diretora do Colégio Adventista Taquaral-Campinas.