Neste mundo digital, onde as crianças têm acesso a muitas informações e nem sempre verdadeiras, é preciso que os pais preparem seus filhos ofertando conteúdos que venham de fontes confiáveis. Ensine seus filhos a questionar e duvidar sempre.
Esteja ciente do que as crianças mais velhas estão vendo on-line. Muitos pais e responsáveis têm ficado chocados com a quantidade de vídeos compartilhados no Instagram e no TikTok que são lixo total e contaminante. Vale aqui uma ressalva importante: geralmente as crianças não conseguem discernir a qualidade do que estão consumindo no mundo digital.
Que tal tirar um tempo para saber o que seu filho anda vendo nas redes sociais? Que vídeos ele tem visto no TikTok?
Questione e provoque seus filhos, perguntando sobre seus pensamentos e sentimentos, o que leram ou ouviram, e corrija quaisquer mal-entendidos ou confusão. Aproveite a oportunidade para trabalhar com eles a importância de combater as fake news sempre.
Seja honesto: incentive perguntas e adapte as respostas com base na idade das crianças. Se elas tiverem menos de 7 anos, e o questionamento for ,por exemplo, sobre o tema violência, mantenha respostas simples e diga algo como: “Alguém machucou as pessoas”. Para crianças mais velhas, forneça respostas claras. Ao mesmo tempo em que as tranquiliza mostrando que pais, professores e administradores têm planos de mantê-las seguras.

Ressalte sempre que nem tudo que a internet mostra é verdadeiro e vocês podem tentar descobrir juntos se a notícia é real ou não. Estar presente e disponível é fundamental para fortalecer os vínculos familiares.
Apoie os professores e se possível contribua com sua visão sobre coisas complicadas que ocorrem o tempo todo. Sabemos que a violência também tem sido um grande desafio dentro das escolas e pais e responsáveis precisam estar atentos aos fatos.
A tarefa não é das mais fáceis. Na verdade, pode ser bem difícil, e para isso precisamos estar verdadeiramente presentes na educação das nossas crianças. Um bom caminho é checar com as crianças, pais, professores e trabalhadores da escola o que podemos fazer para ajudar.
Como bem diz a protagonista do filme ‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’: “São tempos difíceis para sonhadores”, mas não podemos desistir nem deixar de sonhar. E ainda que todos nós fiquemos, em muitos momentos, sem chão, não podemos abandonar a razão e ficar alheios à solução.

Luis Norberto Pascoal é empresário, empreendedor e incentivador de projetos ligados à educação e à sustentabilidade. A Fundação Educar DPaschoal é um dos pilares de seu trabalho voltado ao desenvolvimento humano e social







