Maior obra de engenharia rodoviária do país, a duplicação da estrada dos Tamoios tem aspectos inovadores que merecem destaque: uma infraestrutura inteligente e conectada, com diversidade modal, compartilhada e sustentável, e impulsionada por modelos disruptivos.
Trata-se, ao mesmo tempo, de uma obra e rodovia carbono zero que só pôde ser viabilizada graças ao mais bem sucedido programa de concessões rodoviárias do Brasil, comandado pelo nosso governador Rodrigo Garcia.
Com investimentos de R$ 3 bilhões e geração de 3 mil empregos, a obra possui diversos destaques de engenharia, como o túnel de 5.555 metros, o maior país. Há meses, a rodovia já está sendo utilizada pelos usuários no trajeto São José dos Campos-litoral norte.
Localizada em região de serra, as obras priorizaram a preservação ambiental. A concessionária responsável utilizou o inédito sistema austríaco do Cable Crane, uma espécie de teleférico movido por motores cujo guincho içava as cargas por cabo de aço. Com a operação, preservou-se uma área equivalente a 40 campos de futebol de Mata Atlântica.
Outra ação é o Projeto Tamoios, que já realizou o resgate de mais de 7.000 animais através das 14 passagens de fauna e fez o plantio de 450 mil árvores.
A rodovia também conta com uma moderna estrutura de operações, com uma Brigada de Incêndios para atendimento de emergências nos novos túneis, com sistema de alto-falantes e saídas diferenciadas. Mais: o percurso entre São José dos Campos e litoral norte está sendo reduzido pela metade. Antes, na melhor das hipóteses, fazia-se o trajeto em 32 min –agora, são 16min.
Até o sempre crítico jornal Folha de S.Paulo fez elogios às estruturas da Tamoios, descrevendo-a como um “cenário de filme”: o percurso de “800 metros entre o litoral paulista e o planalto será uma espécie de ‘jornada ao centro da terra’ [já que] a maior parte do percurso é subterrânea”, descreveu o jornal.
Não devemos esquecer também que a Tamoios irá formar ainda um novo corredor logístico no Vale do Paraíba, com otimização do uso do Porto de São Sebastião, quando for concluída as obras do Contornos.
Com toda esta estrutura, pode-se dizer que a obra da Tamoios seguiu alguns dos princípios básicos da economia circular, conceito inovador que consiste na utilização racional de recursos, compartilhamento, reutilização e restauração.

João Octaviano Machado Neto é engenheiro e secretário estadual de Logística e Transportes de SP











