PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Tecnologias factíveis e humanização ditam o varejo 2022 – por Adriana Flosi

Redação Por Redação
30 de janeiro de 2022
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Tecnologias factíveis e humanização ditam o varejo 2022 – por Adriana Flosi

Foto: Divulgação

A 112ª edição do Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, realizado pela National Retail Federation (NRF), em janeiro deste ano, em Nova York, apresentou as principais tendências e insights para o setor, em 2022. Em pauta, o aperfeiçoamento na experiência de compra do consumidor, por meio da adoção de tecnologias, a responsabilidade para com os impactos ambientais e as competência para criar um ambiente de trabalho diverso.

A geração Z já representa 40% dos consumidores globais, segundo a consultoria WGSN. São pessoas que convivem com o on-line praticamente desde que nasceram e não veem barreiras entre o físico e o digital. Eles se comunicam, trabalham, estudam, se divertem e compram no universo phygital. Nessa nova jornada de compras, as lojas físicas servem como um centro de relacionamentos, de experiências e de logística e serviços, além de um suporte ao last mile (a última etapa de um processo de transporte, ou seja, a entrega).

Ganham projeção tendências como o metaverso, as live commerces e as redes sociais. Segundo pesquisa da Comscore, o Brasil é o país mais influenciado pelas redes sociais do mundo. A penetração das redes atinge 97% dos consumidores brasileiros.

O metaverso, ambiente on-line imersivo nascido nos games, se consolida como uma das tendências mais promissoras para o varejo. Gigantes do mercado, como Gucci, Stella Artois, Nike e Estée Lauder já desenvolvem itens digitais, de valor e certificados, para uso nessa espécie de realidade paralela, onde as pessoas se relacionam por meio de avatares.

É fato que investir no metaverso ou em um robô que faz inventário do estoque da loja enquanto promove uma limpeza geral do piso – como o apresentado na NRF pela Brain Corp – ainda não faz parte da realidade de 1,285 milhão de micro, pequenas e médias empresas de varejo no Brasil (dado da Fecomércio para o PEGN). No entanto, existem tecnologias “pé no chão” e tendências que são protagonistas de aceleração e de transformações no varejo, como os live commerces, por exemplo, que são transmissões ao vivo com promoções de produtos, entretenimento e vendas. Na China, berço dessa modalidade, ela movimentou cerca de US$ 200 bilhões em 2020 e, até 2027, a previsão é de atingir US$ 600 bilhões em nível global (segundo a Researches and Markets).

Soluções existem, basta abraçar aquela que agrega mais valor à sua empresa.

Há, por exemplo, uma inovação para terminal de autopagamento que aceita dinheiro, o que seria um diferencial e tanto para os negócios, já que 99% dos self-checkouts funcionam com cartão, devido à dificuldade com o troco.

Muito além das tecnologias disruptivas, o evento destacou as características inerentes à atividade do varejo atual, como o ESG (Environmental, Social and Governance, ou, ambiental, social e governança, em português), e a DE&i (Diversidade, Igualdade e Inclusão).

Com a pandemia, o consumidor passou a valorizar ainda mais as causas relevantes e humanitárias e a distinguir o que é puramente marketing do que é verdadeiro.

Por fim, lembro que mudanças exponenciais requerem líderes com novas competências.

A máxima “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” não funciona mais. No mundo híbrido atual, só lidera quem influencia e só engaja quem tem um propósito claro e definido.

Adriana Flosi é secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) e participante do Retail’s Big Show desde 2010

Tags: AcicAdriana FlosiArtigocomércioEconomiaHora CampinasInovaçãoliderançanegóciosOpiniãotecnologia
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto
Opinião

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato
Opinião

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato

Por Redação
30 de novembro de 2025

...

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

29 de novembro de 2025
Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

28 de novembro de 2025
Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

27 de novembro de 2025
Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

26 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Região de Campinas entra em alerta para tempestades nesta terça e quarta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.