PUBLICIDADE
21 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Tempos de mais liberdade, responsabilidade e autonomia – por Ronaldo Ferreira Júnior

Redação Por Redação
24 de março de 2021
em Opinião
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Artigo: Tempos de mais liberdade, responsabilidade e autonomia – por Ronaldo Ferreira Júnior

As redes sociais mudaram bastante a comunicação com nossos colaboradores, com os clientes e com os clientes de nossos clientes. Isso causou um impacto muito além das ações digitais que tivemos de incluir em nossos portfólios. Toda a dinâmica de relacionamento entre as pessoas mudou radicalmente. Hoje até os melhores insigths vêm dos próprios participantes de um evento, de uma forma rápida e direta. No passado, as demandas eram restritas a um pequeno comitê interno das empresas, em que os participantes não tinham voz ativa na criação ou construção dos projetos.

Quando falamos dos colaboradores da agência, assistimos à chegada das gerações Y e Z que tanto mudou e ainda está mudando bastante o perfil dos profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho. Essas gerações já entram somando no processo, com muita sede e vontade de crescer e fazer realmente parte da agência. São curiosos, inquietos e ansiosos…

A introdução da cultura da diversidade e inclusão no mundo corporativo trouxe mais pluralismo para o dia a dia do trabalho. A não distinção de ideias e culturas e o respeito às decisões de cada indivíduo trouxeram mais resultados positivos nas tomadas de decisões e desta forma conseguimos ter uma relação mais amigável com os clientes e de maior resultado para ambos os lados.

A diversidade e inclusão fizeram com que as empresas/agências tivessem colaboradores de diferentes gêneros, idades, culturas, classes sociais, orientações sexuais, condições físicas e intelectuais e até padrões estéticos que com certeza ajudam nos resultados. Hoje em dia, os colaboradores se sentem mais à vontade no ambiente corporativo e isso os faz serem mais engajados e produtivos.

Tudo isso contribuiu para que os profissionais da agência entendessem definitivamente que não eram mais simples operadores de eventos, mas sim consultores de soluções para os desafios de live marketing. Soma-se a isso a redução dos quadros de funcionários dos clientes, o que aumentou a demanda, pois as empresas começaram a delegar mais para as agências e também a confiar mais no resultado de nosso trabalho. Por isso, hoje temos mais liberdade de tocar a estratégia e a operação dos projetos. Especialmente quando falamos da área comercial, os profissionais das frentes de produção ou atendimento viraram mais especialistas do que generalistas. Isso é muito bom. Ninguém consegue ser ótimo em tudo.

Precisamos ter pessoas focadas e ao mesmo tempo conhecedoras de todo o processo. Segundo Dalmo Paim, diretor comercial aqui na um.a, que precisa entregar resultado mesmo frente ao caos instalado nestes tempos, “é a partir de uma formação mais humana e colaborativa dos times que potencializamos os talentos e conseguimos fazer mais com menos, ou seja, com equipes menores, compostas por profissionais preparados e autônomos, que as agências conseguirão, mesmo com estruturas menores, entregar mais projetos para os clientes”. Para finalizar, Paim acrescenta que “os resultados dos projetos cresceram e também mudaram muito, principalmente porque os próprios clientes perceberam que as agências não eram apenas braços operacionais, mas sim provedoras de soluções estratégicas para seus negócios”.

Ronaldo Ferreira Júnior é conselheiro da Ampro – Associação das Agências de Live Marketing e CEO da um.a #diversidadeCriativa

Tags: ArtigoCampinasHora CampinasOpinião
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Religião: energia e ‘enargia’ – por Joaquim Z. Motta 
Opinião

Artigo – Religião: energia e ‘enargia’ – por Joaquim Z. Motta 

Por Redação
21 de novembro de 2025

...

Artigo: Itamar Vieira Júnior recoloca o Brasill no divã em ‘Coração sem medo’ – por Francisco Neto Pereira Pinto
Opinião

Artigo: Itamar Vieira Júnior recoloca o Brasill no divã em ‘Coração sem medo’ – por Francisco Neto Pereira Pinto

Por Redação
20 de novembro de 2025

...

Artigo – Governança climática e economia verde: COP 30 marca uma virada na política econômica do Brasil – por Reinaldo Soares de Camargo

Artigo – Governança climática e economia verde: COP 30 marca uma virada na política econômica do Brasil – por Reinaldo Soares de Camargo

19 de novembro de 2025
Artigo – Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar – por Maria Fernanda Carvalho

Artigo – Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar – por Maria Fernanda Carvalho

18 de novembro de 2025
Artigo: Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil – por Luciana Brites

Artigo: Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil – por Luciana Brites

17 de novembro de 2025
Artigo – Da vocação à gestão: o médico que também precisa pensar como empreendedor – por Rafael Teixeira

Artigo – Da vocação à gestão: o médico que também precisa pensar como empreendedor – por Rafael Teixeira

16 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Assalto à joalheria no Shopping Iguatemi Campinas acaba com sete presos

    Assalto à joalheria no Shopping Iguatemi Campinas acaba com sete presos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motociclista morre após colisão com caminhão de lixo na Avenida Orozimbo Maia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Polícia recupera R$ 270 mil em joias e prende sete envolvidos em assalto no Iguatemi

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Maria Fumaça entra no clima natalino com passeios especiais

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Suspeitos de assalto a joalheria são detidos em Americana; veja vídeo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.