13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo – Você sofre de escravidão empresarial? – por Valdez Monterazo

Redação Por Redação
6 de outubro de 2022
em Opinião
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Artigo – Você sofre de escravidão empresarial? – por Valdez Monterazo

Foto: Divulgação

Ditado popular: Quer que algo saia bem feito? Faça você mesmo. Embora a sabedoria popular muitas vezes acerte em cheio, neste caso ela não poderia estar mais errada. Se pensarmos a respeito, os negócios começam com um empreendedor que faz as coisas sozinho à medida que o negócio vai crescendo.

Isso significa que a maioria das atividades chave da empresa ficam na cabeça do empreendedor e por isso, se ele não vai na empresa, a empresa simplesmente para de funcionar. É isso o que se chama de Escravidão Empresarial.

Antes de seguir em frente e entender mais sobre isso, e principalmente, como se livrar da escravidão empresarial, pare e reflita:

Você sofre de Escravidão Empresarial?

Com a resposta em mente, te convido a prestar muita atenção no remédio para esse mal que atinge a maioria dos empresários. Deixar de ser escravo do próprio negócio envolve a combinação de 3 elementos fundamentais.

1. Processos claros e simples

É necessário que o empreendedor diga exatamente o que precisa ser feito e descreva em etapas como fazer de uma maneira lógica.

Os processos devem estar tão claros que se você sair por um mês, outras pessoas possam seguir as instruções e rodar o negócio de maneira excelente.

2. Pessoas capacitadas para executar os processos

Uma vez descrito os principais processos de uma determinada área, é imprescindível que as pessoas que irão executá-lo sejam treinadas e capacitadas adequadamente.

Você não pode esperar que ninguém faça nada em sua empresa até que você as tenha treinado e até que elas demonstrem que são competentes.

3. Gestão sobre o time e processos

Por fim, é imprescindível que o empreendedor exerça gestão sobre os processos e pessoas que executam eles. Ou seja, ser capaz de supervisionar e medir os resultados alcançados pelo time para que a excelência seja alcançada.

Quando um processo é estabelecido, e pessoas são capacitadas para fazê-lo, o empreendedor pode se livrar da necessidade de executar uma determinada tarefa e ter a confiança de que alguém a fará com a qualidade desejada.

Já imaginou ter esse tipo de liberdade em sua empresa? Nesse sentido, vale a pena adotar a perspectiva de olhar sua empresa como um consultor externo, como se o negócio fosse um protótipo de uma franquia e nesse sentido, sistematizar e automatizar cada parte do negócio para que mesmo uma pessoa comum, com uma educação limitada, possa fazer as atividade corretamente, mesmo sem sua presença.

Diante dessa perspectiva, te convido a fazer a seguinte reflexão:

Que atividades ou áreas de sua empresa poderiam ser organizadas em termos de processos?

Ao criar processos simples, capacitar pessoas para executá-los e exercer gestão sobre tudo isso, o empresário ganha a possibilidade de ter mais lucratividade e, principalmente, liberdade de tempo para si mesmo.

Por sinal, esse é exatamente o resultado esperado de um programa de coaching de negócios, proporcionar mais liberdade e resultados financeiros através da implementação de processos de gestão eficazes ao desenvolver competência empresariais no empreendedor.

Acontece que no mundo dos negócios se você quer que algo seja feito com excelência, você precisa de um processo definido e de alguém capacitado para executá-lo.

Perguntas mais importantes dos negócios:

VENDAS:

– O que será vendido?

Listar cada produto que você vende.

Determinar o volume de vendas de cada produto.

Determinar o custo de produção de cada produto.

Determinar o custo de marketing e vendas por produto.

Determinar o custo administrativo por produto.

Determinar o custo de mão de obra.

Determinar o custo de defeitos, manutenção e perdas.

Determinar o lucro por produto de cada produto.

– Para quem será vendido?

Essa é a grande pergunta do marketing, diz respeito ao perfil do cliente ideal.

Envolve perfil o perfil demográfico: Idade, educação, renda, formação, cargo;

e o perfil psicográfico: dores, medos, anseios, esperanças, tendências, vontades, necessidades;

Benefícios que o cliente adquire: Resultados, soluções para seus problemas, o que o produto faz para melhorar o produto ou vida do cliente?

– Por quem será vendido?

Quem estará em contato com o cliente?

EVITAR A SOBREPOSIÇÃO DE FUNÇÕES

O que será dito para o cliente?

Qual script os vendedores seguirão palavra a palavra?

Você pode triplicar as vendas ao sistematizar o processo de vendas (metodologia de vendas).

Em sua empresa nada acontece até que alguém venda algo para alguém!

– Como será vendido?

Processo de captação de clientes (Marketing)

1. Anúncios e propagação da mensagem central de marketing.

Mensagem central de marketing: Proposta única de valor.

Proposta única de valor: Razão específica pela qual alguém deveria comprar de você e não de qualquer outra pessoa.

O que há de único, diferente, exclusivo, especial, superior, excelente em seu produto que ninguém pode oferecer igual?

Esse é o eixo pelo qual todo o marketing gira em torno. (A mensagem central)

2. Determinar a melhor forma de alcançar o cliente ideal. Escolher como, onde e quanto vou gastar ao anunciar.

Quanto é o meu custo de aquisição de clientes? Quanto estou disposto a pagar para anunciar?

Atraio dois tipos de pessoas ao anunciar: Lead (interesse e resposta ao anúncio) e comprador.

– Por qual preço será vendido?

Quando será cobrado?

Determinar os descontos especiais para grandes contratos ou volume.

Qual o tempo de vida do cliente? (Lifetime Value)

Revise seu preço constantemente, principalmente diante de quedas de preço.

– Como o produto será pago?

Que tipo de pagamento será aceito?

Quais os termos do contrato?

Processo de vendas completo até aqui.

Operação

– O que será produzido?

Criar uma lista de cada produto a ser produzido e entregue.

– Como será produzido?

Liste cada etapa de produção, desde o início até o produto final.

Faça de forma tão detalhada que qualquer pessoa poderia fazer, mesmo com experiência e habilidades limitadas.

– Como será entregue/executado?

Faça o mapeamento de cada etapa do processo de entrega do produto e execução do serviço, desde o momento em que o cliente faz o pedido até o momento em que o recebe.

Determinar: quanto tempo demora cada etapa? Quem a executará? Quanto custa? Quais os principais problemas e possíveis soluções?

– Qual a política de consertos, devoluções e atendimento ao cliente?

Compras e aquisições

– O que comprar?

– Onde comprar?

– Com quem falar?

– Como faço o pagamento?

– Como recebo?

 

 

Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. 

Tags: ArtigocontroleempresasfuncionáriosgestãoHora CampinasOpiniãoplanejamentoprocessosproduçãorecursos humanosTrabalhovendas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: Ícones, ídolos e idiotas – por Joaquim Z. Motta
Opinião

Artigo: Ícones, ídolos e idiotas – por Joaquim Z. Motta

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

Artigo – Doação x investimento social: o próximo passo para fortalecer o terceiro setor e gerar valor para a economia – por Lúcia Decot Sdoia
Opinião

Artigo – Doação x investimento social: o próximo passo para fortalecer o terceiro setor e gerar valor para a economia – por Lúcia Decot Sdoia

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Artigo: Por uma bússola moral para o País – por Ives Gandra da Silva Martins

Artigo: Por uma bússola moral para o País – por Ives Gandra da Silva Martins

11 de janeiro de 2026
Trump diz que EUA vão administrar Venezuela até “transição segura”; Chile, México e Colômbia repudiam

Artigo – EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado – por Celeste dos Santos

10 de janeiro de 2026
EUA inauguram nova fase de intervenção na América Latina com invasão à Venezuela

Artigo: A soberania como desculpa para a cegueira moral – por Rosana Valle

10 de janeiro de 2026
Artigo: O papel da tecnologia na reinvenção do marketing para a indústria de alimentos – por Aline Alexandrino

Artigo: O papel da tecnologia na reinvenção do marketing para a indústria de alimentos – por Aline Alexandrino

9 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.