A partir da próxima segunda-feira (9) o Serviço de Atendimento 156 da Prefeitura de Campinas também poderá ser consultado via chatbot, forma de conversação virtual, a distância, em tempo real e disponível 24 horas por dia.
Para utilizar o serviço basta acessar a seguinte página do site da Prefeitura: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/governo/pagina/156-servico-de-informacao-e-solicitacao-de-servicos-publicos.
O 156 é o principal canal de comunicação entre o governo e a população. O atendimento já é realizado por meio de ligação telefônica de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
A implantação do assistente virtual é um passo importante para a modernização do serviço público prestado à população e garantirá mais agilidade e eficiência ao Atendimento 156.
Por meio do Chatbot, o munícipe receberá a orientação que procura sem precisar se deslocar aos postos de atendimento da Prefeitura ou aguardar na fila de espera do atendimento telefônico, diz a Administração Municipal.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é que o cidadão tenha cada vez mais facilidade para interagir com a Prefeitura de Campinas e os serviços públicos disponibilizados.
O chatbot do 156 disponibilizará, inicialmente, informações e orientações sobre segunda via de planta de imóvel, agendamentos via Portal Cidadão, Auxílio Brasil, castração, certificado de vacinação contra febre amarela, emissão de ficha informativa de imóvel, iluminação pública, vale-gás e vigilância sanitária.
Conforme divulgado pela Prefeitura, neste primeiro momento os acessos no chatbot estarão em fase de treinamento automático virtual. A partir do uso feito pelo cidadão a ferramenta vai se adequando automaticamente para ficar mais aderente às necessidades da população. Por isso, o assistente virtual disponibilizará também uma pesquisa para que os cidadãos registrem suas impressões sobre o atendimento e auxiliem no aprimoramento do serviço.