O Clube Recreativo Bonfim, em Campinas, será palco neste sábado (5), a partir das 19h, do tradicional Baile Pérola Negra. Promovido pelo Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas (CDPCNC), o evento é uma vibrante celebração da beleza, ancestralidade e força do povo negro.
Mais do que uma festa, o Baile Pérola Negra é um ato político e cultural de resistência.
Nesta terceira edição como resgate histórico, o evento reafirma a importância do protagonismo negro, contando com a tradição da coroação das 7 Rainhas Pérola Negra, que homenageia mulheres que se destacam por sua trajetória de luta e transformação.
E para animar a noite, o baile contará com a apresentação especial de Big Chico, que convida o renomado DJ Luciano da Chic Show, proporcionando uma experiência musical marcante e conectada à história da música preta brasileira.
A presidenta do CDPCNC, Marcela Reis, destaca a importância estratégica do evento.
“O Baile Pérola Negra é mais que uma celebração. É uma estratégia de resistência política, cultural e histórica. É o enfrentamento ao apagamento da memória negra, é a ocupação de espaços que historicamente nos foram negados. Coroar mulheres negras, exaltar nossas raízes e reunir a comunidade é, ao mesmo tempo, um ato de cura e de revolução. Enquanto presidenta do CDPCNC, afirmo com orgulho: esse baile é um manifesto vivo contra o racismo e por um futuro onde nossas identidades não sejam apenas respeitadas, mas valorizadas e celebradas.”
O Baile Pérola Negra é um símbolo de pertencimento, resistência e afirmação das identidades negras. A comunidade do bairro Pernambuco e de todas as regiões de Campinas está convidada a participar dessa noite memorável de cultura, música e celebração da nossa história.
Desde 1957, a força e coragem de Laudelina de Campos Mello romperam as barreiras do racismo estrutural e deram origem a um movimento de resistência e afirmação da identidade negra.
Serviço:
Entrada: Gratuita (retirada dos ingressos via link : https://www.sympla.com.br/evento/baile-perola-negra-2025/3009448 |cada pessoa tem direito a 2 convites)
Idade mínima para retirada: 18 anos
Importante: Não haverá reserva de mesas e o evento não se responsabiliza por objetos pessoais.
Realização: CDPCNC – Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas