Iniciada na segunda-feira (12), a campanha de vacinação contra a gripe em Campinas vem tendo baixa adesão da população, na avaliação do secretário de saúde, Lair Zambon. De um público inicial estimado em 145 mil pessoas, 3.148 (2,17%) haviam sido vacinadas até a tarde de quinta-feira (15), segundo dados da secretaria de saúde. A expectativa era vacinar 20% deste público nesta primeira semana.
Para o secretário, esse cenário é muito preocupante, pois aumenta o risco de uma epidemia de gripe, especialmente entre as crianças, num quadro que pode provocar o esgotamento do sistema de atendimento, já sufocado pela pandemia do coronavírus.
Por conta disso, o secretário faz um apelo às famílias para que levem as crianças para vacinar.
A diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, disse que os dados da semana serão fechado somente na segunda segunda-feira (19), mas a avaliação na pasta é que a adesão tem sido muito abaixo do necessário. “Não estamos atingindo a meta de cobertura vacinal entre as gestantes, a puérperas (mulheres que acabaram de ter filhos) e crianças”, reconheceu a diretora.
A Campanha
A vacina contra a gripe é ministrada em dose única e protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O cronograma de vacinação é composto por três etapas, que se estenderão até 9 de julho.
Na primeira etapa, que vai até 10 de maio, serão imunizados trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos.
A segunda etapa, que tem início em 11 de maio e segue até 8 de junho, será destinada aos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e aos professores das redes pública e privada.
A terceira etapa começa em 9 de junho e vai até 9 de julho alcançando pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Onde tomar
Os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis no site: vacina.campinas.sp.gov.br. Nesse endereço é possível acessar um mapa com os postos de imunização, simbolizados por seringas. Aquelas que aparecem em azul possuem vacinas; as em vermelho, não.