Equipes do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) estiveram no Bosque Ferdinando Tilli, no Parque Valença, distrito do Campo Grande, em Campinas, nesta quinta-feira (3), para avaliar os danos causados pelo incêndio que houve no local, na noite desta quarta-feira, por volta de 21 horas.
De acordo com o DPJ, o fogo foi baixo e atingiu principalmente folhas, condição que facilita a regeneração da mata. Na próxima semana, está previsto o plantio de 200 mudas de árvores na parte mais baixa do bosque, para compensar os danos causados pelo incêndio.
Uma equipe de varrição está no local agora para limpeza da área afetada e uma equipe de podas está avaliando se haverá necessidade de retirada de quatro árvores que foram um pouco mais atingidas.
“Na semana que vem, se a previsão de chuva se concretizar, iremos plantar 200 mudas de árvores na parte baixa do bosque para compensar os danos. A mata está fechada e vai se regenerar logo porque queimou pouco”, disse o diretor do DPJ, Luiz Cláudio Mollo.
Ocorrência
O incêndio ocorreu por volta das 21h, horário em que o parque está fechado para visitação pública. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Parques e Jardins estiveram no local e o fogo foi controlado.
Mesmo com o trabalho de limpeza em andamento, hoje, o parque está aberto aos frequentadores, funcionando normalmente.
O Bosque Ferdinando Tilli tem 88,471 m² e conta com academia ao ar livre, playground, quadra esportiva, entre outros equipamentos. Está localizado na rua Olinto Gardelin, s/n, Parque Valença, e funciona todos os dias, das 6h às 18h.