A Seleção Brasileira manteve a invencibilidade nas Eliminatórias da Copa do Mundo ao vencer o Paraguai nesta terça-feira (8) por 2 a 0, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Neymar e Lucas Paquetá anotaram os gols da partida em que o Brasil quebrou o tabu de 35 anos sem ganhar do Paraguai na casa do adversário.
Com seis vitórias em seis partidas, os brasileiros seguem na liderança isolada do torneio. São 18 pontos conquistados, seis a mais que a Argentina, segunda colocada, que mais cedo empatou com a Colômbia por 2 a 2, fora de casa.
Os gols brasileiros foram marcados por Neymar logo aos três minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Gabriel Jesus. Paquetá definiu o placar no último minuto da partida. Neymar chegou a 11 gols e igualou a marca de Romário e Zico como maior artilheiro do Brasil em Eliminatórias.
O jogo
O primeiro tempo da partida em Assunção foi de domínio total da Seleção Brasileira. Logo aos três minutos de jogo, Gabriel Jesus recebeu ótimo lançamento da lateral direita, avançou e cruzou bem para a área. A bola passou por Richarlison, mas Neymar ficou com a sobra e tocou na saída do goleiro Anthony Silva para fazer 1 a 0.
Na sequência, Jesus tabelou com Neymar e quase deixou o dele, mas foi bloqueado pela defesa. O Paraguai esboçou reação e tentou o empate aos sete minutos, mas Ederson fez ótima defesa no chute de Alderete. A seleção respondeu com Richarlison, que recebeu bom lançamento de Fred e finalizou em cima do goleiro paraguaio.
Na marca dos 23, os mandantes levaram perigo em chute de Almirón, mas Eder Militão fez o desvio com o pé e salvou o lance. Depois, as principais chances foram da equipe brasileira. Neymar quase ampliou em cobrança de falta, mas viu a bola passar pelo lado esquerdo do gol adversário. Administrando a vantagem, o Brasil foi envolvendo a equipe paraguaia, que se fechou na marcação e segurou a pressão verde-amarela.
Na volta do intervalo, a Albirroja assustou em cabeçada de Gustavo Gómez, aos dois minutos, mas Ederson foi firme para ficar com a bola. A Canarinho seguiu o ritmo ofensivo e quase marcou o segundo quando Neymar cruzou na medida e Marquinhos se antecipou à marcação e cabeceou muito perto da trave direita paraguaia. Os brasileiros continuaram no ataque e pressionando. Aos 18, Gabriel Jesus fez ótima jogada pelo meio e passou para Neymar, dentro da área, que finalizou de canhota e viu a bola passar rente à trave. Depois, Richarlison avançou em velocidade pela esquerda e também ficou perto de balançar as redes, mas viu a zaga adversária desviar o chute.
Nos instantes finais, o Paraguai ensaiou uma pressão, mas a Canarinho não deu espaços e seguiu no ataque. Após Neymar e Gabriel Barbosa passarem perto, Lucas Paquetá fechou a conta aos 47 minutos. Neymar avançou em ótima jogada pelo meio e deu assistência para o meia finalizar de primeira e balançar as redes: 2 a 0.
Copa América
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar nesta quinta-feira (10) duas ações protocoladas na Corte contra a realização da Copa América 2021 no país. A análise do caso será feita após pedido de urgência da relatora, ministra Cármen Lúcia. A competição terá início no próximo domingo (13), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com a partida de abertura entre Brasil e Venezuela.