A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, acaba de lançar na 26ª edição da Intermodal o seu mais novo caminhão, o eT712.220, que passará a fazer parte da frota da companhia e já está à venda desde 1º de março. O caminhão 100% elétrico é multivocacional e tem até 230 quilômetros de autonomia. A Intermodal é o principal evento logístico da América do Sul e está sendo realizado até esta quinta-feira, 17 de março.
“O mercado de utilitários está em franca expansão. Somente no Brasil, tivemos um aumento de 1.114% nas vendas na comparação entre 2020 e 2021. Como referência, podemos citar o furgão BYD eT3, o comercial leve elétrico mais vendido em 2021, e, em breve, anunciaremos mais um lançamento, de um caminhão elétrico com capacidade para 21 toneladas”, revelou Henrique Antunes, diretor de Vendas e Pós-Vendas da BYD Brasil.
Uma das características que chama a atenção no eT7 12.220 é a não emissão de poluentes, por ser 100% elétrico.
“Temos certeza que o veículo vai encontrar uma imensa gama de aplicações no País, principalmente entre as empresas comprometidas com a redução da emissão de carbono”, completou Antunes. Cada caminhão BYD 100% elétrico evita, em média, a emissão de 106,9 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 763 árvores por veículo.
O novo modelo tem peso bruto total de 12 toneladas e é equipado com a bateria de fosfato ferro-lítio, que garante a autonomia e a total segurança e adaptação às necessidades da frota. O tempo para a recarga da bateria do eT712.220 é de duas a três horas com carregador DC ou de quatro a cinco horas com carregador AC.
O eT7 12.220 dispõe de um motor elétrico e transmissão automatizada. Com um sistema de controle robusto e eficiente, os veículos pesados podem realizar serviços de distribuição com emissão zero em todas as áreas urbanas.
Durante a Intermodal, o estande da BYD apresentou toda a linha de equipamentos de logística 100% elétricos comercializados pela empresa no Brasil, como empilhadeiras contrabalançadas e retráteis, transpaleteiras e rebocadores, além do furgão eT3, que com a abertura das concessionárias de veículos da BYD no Brasil, estará mais próximo do cliente.
Campinas
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas. Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.
Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no País: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.
Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no País.