Dando continuidade à série especial sobre inteligência artificial e seus impactos na subjetividade humana, o Café Filosófico CPFL recebe o psiquiatra Paulo Dalgalarrondo para uma discussão aprofundada sobre “Vida hiperconectada – quem aguenta?”. O evento ocorre nesta quinta-feira (31), às 19h. O encontro é presencial e gratuito, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será pelo YouTube.
Dalgalarrondo explorará os diferentes modos de representação do sofrimento mental nas diversas culturas, analisando como os transtornos mentais clássicos, como depressão, esquizofrenia e fobias, variam em diferentes contextos sociais.
Em especial, ele se concentrará na crescente preocupação com as sociedades pós-modernas altamente digitais, buscando entender se existem formas de sofrimento mental específicas dessa era e como a vida digital intensifica ou provoca novas doenças mentais.
O psiquiatra também trará para a discussão de que forma o contexto sociocultural brasileiro, atravessado pela cultural digital, oferece formas particulares de organização do sofrimento mental, “Não podemos deixar de discutir o alarmante diagnóstico da Organização Mundial de Saúde que coloca o Brasil como o país com mais pacientes diagnosticados com transtornos de ansiedade. Por que somos tão ansiosos assim?”, indaga.
O evento faz parte da série especial sobre inteligência artificial, que tem a curadoria do psiquiatra e psicanalista Alfredo Simonetti.
SERVIÇO
Café Filosófico CPFL ao vivo com Paulo Dalgalarrondo, psicanalista
Quando: 31/10, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, Nº 1632, Chácara Primavera, Campinas-SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br