A safra de 2024 trouxe desafios inéditos na produção de café, reflexos dos efeitos das mudanças climáticas. À medida que o aquecimento global ameaça cada vez mais o cultivo do café, o trabalho e o empenho dos pesquisadores que se dedicam à pesquisa cafeeira são essenciais para o desenvolvimento de variedades que possam resistir a temperaturas extremas, secas e doenças.
Inovações em melhoramento genético, combinadas com práticas agrícolas sustentáveis, são essenciais para manter a produção de café e proteger os meios de subsistência daqueles que dependem dela.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por pesquisadores brasileiros no aprimoramento da genética e inovação, crucial para o enfrentamento do aquecimento global, a edição deste ano do leilão anual Masterpieces by Daterra será dedicado exclusivamente a pesquisadores brasileiros, cientistas, geneticistas e estudiosos cujo trabalho inovador teve um impacto profundo no mundo do café.
Toda a arrecadação do leilão será revertida para os pesquisadores e pesquisas.
Nesta próxima quarta-feira (13), um evento no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), vai homenagear e premiar 16 pesquisadores, em reconhecimento às contribuições que fizeram para o café brasileiro e global.

Também serão concedidas bolsas de estudo a três jovens pesquisadores para garantir o futuro da ciência do café. O evento será realizado a partir das 15h (Veja a programação abaixo). Além das homenagens e premiações, haverá uma degustação dos cafés especiais da Fazenda Daterra.
O reconhecimento aos pesquisadores ocorre em um momento de apreensão na esfera científica.
O banco de germoplasma reúne cerca de 5 mil ‘acessos’, que são plantas de diferentes tipos de café, muitos considerados raros e em extinção.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AOS PESQUISADORES NO IAC:
Data: 13 de novembro de 2024
15h: Abertura do evento no IAC, seguida de uma breve degustação de cafés.
– Falas dos pesquisadores, que trarão um pouco de suas experiências e pesquisas.
– Premiação formal dos pesquisadores.
19h – Encerramento.
Local: Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Barão de Itapura, Campinas

Sobre a Daterra
A Daterra é uma fazenda localizada em Patrocínio, Minas Gerais, e há mais de 30 anos produz café especial, com foco na produção e exportação de grão verde.
Há mais de dez anos realiza um leilão anual de cafés especiais, na modalidade virtual.
É a 1ª Fazenda certificada pela Rainforest Alliance do Brasil e única fazenda certificada B Corp do Mundo.
Considerada modelo de fazenda sustentável, pela Illy Café, em 2008, também é a 1ª fazenda a ser verificada como Amiga do Clima pelo Módulo Clima, da Rede de Agricultura Sustentável (SAN), na América do Sul.
É vencedora do “Prêmio Fazenda Sustentável 2015”, da Revista Globo Rural, sendo considerada a fazenda mais sustentável do Brasil.







