Os caminhos do Guarani e do atacante Neílton se cruzam pela terceira vez em pouco mais de um ano na partida deste sábado (17), quando o Bugre enfrenta a Chapecoense, às 15h30, em Chapecó. Contratado na atual janela de transferência junto ao Água Santa, o jogador deve estrear com a camisa do clube catarinense no confronto direto dentro da zona de rebaixamento. Se ele entrar em campo, será um reencontro com o clube pelo qual teve passagem apagada em 2023.
Além de passar recentemente pelo Brinco de Ouro, Neílton também foi personagem de um episódio polêmico no Guarani neste ano fora de campo. Em fevereiro, o clube afastou os volantes Lucas Araújo e Wenderson depois de ambos aparecerem em uma foto nas redes sociais ao lado do atacante em uma festa.
A publicação gerou críticas da torcida bugrina, que associou a imagem à fraca campanha do time no Campeonato Paulista. O caso gerou o desligamento de Wenderson, que se transferiu para o América-RN. Já Lucas Araújo foi reintegrado e hoje é uma das importantes opções no meio de campo bugrino.
Neílton defendeu o Guarani entre janeiro e julho do ano passado e, no período, esteve longe de seus melhores momentos. Foram 14 jogos, apenas dois como titular, e dois gols marcados. Em julho, foi liberado na janela de transferência para procurar outro clube e acertou com o Criciúma.
Ele tem os direitos ligados ao Água Santa, que o emprestou à Chapecoense com vínculo até 30 de novembro. Aos 30 anos, o jogador tenta ajudar a Chape a se livrar da zona de rebaixamento.
Além de Neílton, a Chapecoense também não traz boas lembranças ao Guarani nesta temporada. O confronto do primeiro turno representou um dos piores momentos do Alviverde nesta Série B, embora a competição estivesse apenas na segunda rodada. No Brinco, mesmo com um jogador a mais desde o início da partida, após a expulsão de JP Galvão, o Guarani foi derrotado por 1 a 0 e ainda teve um gol anulado pelo VAR nos acréscimos.
O resultado decretou a demissão do técnico Claudinei Oliveira.
Agora, neste segundo turno da Série B, o desafio bugrino é apagar esses momentos negativos durante a temporada com uma reação que livre o time do rebaixamento. Neste sábado, o Guarani busca a segunda vitória seguida depois de estrear na segunda metade do Brasileiro com triunfo por 2 a 0 sobre o Vila Nova, em casa.