Muitos clubes brasileiros são bem conhecidos e talvez tenham vários torcedores no continente asiático. Mas um deles, em especial, tem despertado a atenção no oriente depois que uma camisa se tornou um ícone fashion da cultura K-Pop. O uniforme é do Guarani, um modelo usado pelo clube em 1996, e que virou mania nacional e objeto de desejo na Coreia do Sul.
Bastou duas integrantes de grupos pop asiáticos postarem em suas redes sociais imagens vestindo a versão antiga da camisa do Guarani para o artigo se popularizar. A postagem foi feita no segundo semestre do ano passado.
A partir de então, outros nomes importantes do gênero musical que nasceu na Ásia e conquista jovens no mundo apareceram trajando o mesmo modelo, mas com cores diferentes do tradicional verde e branco, mantendo o escudo do clube. Formas estilizadas do material e também agasalhos já foram exibidas nas redes.
Atualmente, sites da Coreia do Sul estão vendendo réplicas da camisa nas mais variadas cores. Tem até uma em preto e branco, que caracterizam a Ponte Preta, maior rival do Guarani. Um desses sites já chega a quase 4 mil peças vendidas.
O Guarani está atento
Mas como a camisa original foi parar na Coreia do Sul? Bugrinos lembram que em 1996 a empresa japonesa Brother, que patrocinava o clube, levou o time a excursionar pelo Japão. Na época, contam, o Guarani levou vários modelos da Dellerba para distribuir pelos locais onde jogou. Levantamento de historiadores ligados ao clube apontam que, na ocasião, foram dois jogos: Verdy Kawasaki 1 x 2 Guarani (27/7/1996) e Kashima Antlers 3 x 1 Guarani (3/8/1996).
O Guarani celebra a exposição internacional da marca, embora não receba um centavo pelas vendas, já que os modelos são piratas e produzidos sem o aval do clube.
O departamento de marketing, no entanto, se diz atento. “Nossa equipe de marketing já está empenhada na criação de uma linha exclusiva de produtos que preserve a essência do clube, com toques da cultura asiática. Nosso propósito vai além das camisetas. Buscamos construir uma conexão direta com esse público, mostrando que o clube está acessível a todos”, publicou o Guarani em nota.
Siga o Hora Campinas nas redes sociais (Instagram, YouTube, Facebook, WhatsApp e LinkedIn)