PUBLICIDADE
23 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Campanhas impactantes ajudam a conscientizar sobre riscos da Covid

Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, alerta sobre a necessidade de campanhas

Francisco Lima Neto Por Francisco Lima Neto
27 de abril de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Campanhas impactantes ajudam a conscientizar sobre riscos da Covid

Cena de vídeo da Prefeitura de Campinas com alerta sobre os riscos das aglomerações - Foto: Reprodução

A adoção de medidas apontadas pelas autoridades de saúde como essenciais para o controle da pandemia do novo coronavírus, como distanciamento social, reforço da higienização das mãos e o uso de máscaras, passa pela conscientização da população, e de acordo com especialistas, é fundamental que o poder público mantenha campanhas de informação de maneira regular.

Em recente reportagem publicada pelo Hora Campinas sobre o futuro da pandemia, o médico infectologista André Giglio Bueno, professor da PUC-Campinas, apontou que a falta de campanha do governo federal e mensagens equivocadas explicam o cenário dramático que o País enfrenta. “Pela falta de coordenação nacional, pela mensagem errada, falando justamente o contrário do que deve ser feito, contra as medidas de distanciamento, falando contra o uso de máscaras, promovendo tratamentos que não são eficazes, falando contra a vacina no momento inicial e retardando a compra”, elencou.

Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, também alertou sobre a necessidade de campanha. “Nós, talvez, poderemos comemorar daqui algumas semanas alguma melhora caso seja feita uma grande campanha educativa e que seja mantida por um tempo longo, reafirmando para as pessoas a importância do uso correto das máscaras sempre que precisar sair de casa, a necessidade de manter o distanciamento social, de não aglomerar e higienizar sempre as mãos”, alertou.

Em março, o governo de São Paulo promoveu campanha publicitária com exibição em emissoras de TV e plataformas digitais para alertar os jovens sobre os riscos de contaminação pelo coronavírus. A peça usada foi desenvolvida pelo governo do Mato Grosso do Sul e cedida a pedido do governador João Doria.

Contundente, o vídeo mostra uma jovem que, ao sair com as amigas, não tomou os devidos cuidados de distanciamento social e uso de máscara, contraiu o vírus e o transmitiu ao pai. O filme termina com o pai intubado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para dar dimensão do extremo risco de contágio da doença. Uma tragédia anunciada.

Em Brasília, peças de uma campanha do governo do Distrito Federal  em rede sociais usaram imagens fortes de pacientes sendo intubados e em leitos de UTI para mostrar a gravidade da doença. “Isso é uma intubação. É melhor você não aglomerar”, foi uma das mensagens publicadas. No final do ano passado, os estados da Bahia, do Rio Grande do Sul e do Ceará lançaram propagandas impactantes em vídeos sobre os riscos de transmissão do vírus dentro da mesma família, com a falta de isolamento social. Os alvos foram as comemorações de Natal e Réveillon. Tudo com objetivo de tentar conter o avanço da pandemia.

Na região de Campinas, as prefeituras também têm apostado em campanhas e mensagens diretas para buscar maior conscientização da população sobre a pandemia. Dentre as ações da Prefeitura de Campinas, um vídeo divulgado em março, por exemplo, chama atenção por usar situações do cotidiano para fazer o alerta. “Era só um churrasco com amigos, era só uma cervejinha, era só uma visita rápida… E era só o que o vírus precisava” diz o texto. E finaliza: “quando você aglomera, automaticamente uma outra aglomeração acontece nas UTIs e nos cemitérios..E aí, já era. Faça o que é certo”.

Jaguariúna

Neste combate de informação, a Prefeitura de Jaguariúna é outra que tem se destacado com campanhas fortes e bem concebidas. Vídeos, textos, fotos e artes publicitárias são produzidos diariamente com o objetivo de informar e provocar as pessoas das mais diferentes idades. Em um deles, um grupo de amigos combina um churrasco e alguns se mostram descrentes com a doença, mas mudam de ideia sobre o encontro, após um deles alertar que o pai está internado em estado grave por conta do vírus.

 

“A comunicação só faz sentido quando o receptor entende e compreende a mensagem disparada, sua relevância, sua urgência e o seu significado. Formatos, linguagens e estilos precisam ser adequados de acordo com o público-alvo”, Edinho Baffi, jornalista responsável pelas campanhas de comunicação da Prefeitura de Jaguariúna.

De acordo com Edinho Baffi, jornalista responsável pelas campanhas de comunicação, Jaguariúna apostou numa comunicação criativa, ousada e bastante informativa para chamar a atenção dos moradores sobre a importância das medidas protetivas no combate ao coronavírus. “Não é uma missão fácil produzir conteúdos de interesse público durante uma crise tão longa. Um dos principais desafios da comunicação é a elaboração de ações que surpreendam o receptor da mensagem. A linguagem precisa ser forte e precisa. Comunicar na pandemia é um desafio permanente. Informar, argumentar, orientar e persuadir”, explica o jornalista.

Baffi  avalia que quando o que está em jogo é a vida, a comunicação precisa ser direta, objetiva e ao mesmo tempo persuasiva. “Nesta realidade, apenas informar não é mais o suficiente. É preciso também emocionar e provocar, despertar sentimentos. É fundamental a construção de narrativas diversas, distintas, para que o ato de comunicar não se torne previsível e acabe perdendo a capacidade de surpreender”, diz.

 

Tags: alertacampanhasconscientizaçãoCovid-19Hora Campinas
CompartilheCompartilheEnviar
Francisco Lima Neto

Francisco Lima Neto

Notícias Relacionadas

Cantata “Um Grito de Paz” marca início de celebrações natalinas em Campinas
Cidade e Região

Cantata “Um Grito de Paz” marca início de celebrações natalinas em Campinas

Por Redação
23 de novembro de 2025

...

Vestibular da Fuvest: mais de 7,3 mil candidatos farão prova neste domingo em Campinas
Cidade e Região

Vestibular da Fuvest: mais de 7,3 mil candidatos farão prova neste domingo em Campinas

Por Redação
23 de novembro de 2025

...

Exposição Nacional de Orquídeas termina neste domingo no Nipo

Exposição Nacional de Orquídeas termina neste domingo no Nipo

23 de novembro de 2025
Mercado de Flores da Ceasa Campinas está em clima de decoração natalina

Mercado de Flores da Ceasa Campinas está em clima de decoração natalina

23 de novembro de 2025
Fonte no Centro de Valinhos será reativada em dezembro após mais de 40 anos

Fonte no Centro de Valinhos será reativada em dezembro após mais de 40 anos

22 de novembro de 2025
Motorista bêbado atropela pedestre e bate em muro após perseguição da polícia

Motorista bêbado atropela pedestre e bate em muro após perseguição da polícia

22 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Suspeito de participar de roubo ao Iguatemi Campinas morre em confronto com o BAEP

    Suspeito de participar de roubo ao Iguatemi Campinas morre em confronto com o BAEP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Influenciador que pilotava moto na região a 280km/h é preso

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Inscrições para passeio gratuito de Maria Fumaça serão neste sábado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motociclista morre após colisão com caminhão de lixo na Avenida Orozimbo Maia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Eleição confirma chapa “77” no comando da Ponte Preta pelos próximos 4 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.