16 de maio de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Campanhas impactantes ajudam a conscientizar sobre riscos da Covid

Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, alerta sobre a necessidade de campanhas

Francisco Lima Neto Por Francisco Lima Neto
27 de abril de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Cena de vídeo da Prefeitura de Campinas com alerta sobre os riscos das aglomerações - Foto: Reprodução

Cena de vídeo da Prefeitura de Campinas com alerta sobre os riscos das aglomerações - Foto: Reprodução

A adoção de medidas apontadas pelas autoridades de saúde como essenciais para o controle da pandemia do novo coronavírus, como distanciamento social, reforço da higienização das mãos e o uso de máscaras, passa pela conscientização da população, e de acordo com especialistas, é fundamental que o poder público mantenha campanhas de informação de maneira regular.

Em recente reportagem publicada pelo Hora Campinas sobre o futuro da pandemia, o médico infectologista André Giglio Bueno, professor da PUC-Campinas, apontou que a falta de campanha do governo federal e mensagens equivocadas explicam o cenário dramático que o País enfrenta. “Pela falta de coordenação nacional, pela mensagem errada, falando justamente o contrário do que deve ser feito, contra as medidas de distanciamento, falando contra o uso de máscaras, promovendo tratamentos que não são eficazes, falando contra a vacina no momento inicial e retardando a compra”, elencou.

Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, também alertou sobre a necessidade de campanha. “Nós, talvez, poderemos comemorar daqui algumas semanas alguma melhora caso seja feita uma grande campanha educativa e que seja mantida por um tempo longo, reafirmando para as pessoas a importância do uso correto das máscaras sempre que precisar sair de casa, a necessidade de manter o distanciamento social, de não aglomerar e higienizar sempre as mãos”, alertou.

Em março, o governo de São Paulo promoveu campanha publicitária com exibição em emissoras de TV e plataformas digitais para alertar os jovens sobre os riscos de contaminação pelo coronavírus. A peça usada foi desenvolvida pelo governo do Mato Grosso do Sul e cedida a pedido do governador João Doria.

Contundente, o vídeo mostra uma jovem que, ao sair com as amigas, não tomou os devidos cuidados de distanciamento social e uso de máscara, contraiu o vírus e o transmitiu ao pai. O filme termina com o pai intubado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para dar dimensão do extremo risco de contágio da doença. Uma tragédia anunciada.

Em Brasília, peças de uma campanha do governo do Distrito Federal  em rede sociais usaram imagens fortes de pacientes sendo intubados e em leitos de UTI para mostrar a gravidade da doença. “Isso é uma intubação. É melhor você não aglomerar”, foi uma das mensagens publicadas. No final do ano passado, os estados da Bahia, do Rio Grande do Sul e do Ceará lançaram propagandas impactantes em vídeos sobre os riscos de transmissão do vírus dentro da mesma família, com a falta de isolamento social. Os alvos foram as comemorações de Natal e Réveillon. Tudo com objetivo de tentar conter o avanço da pandemia.

Na região de Campinas, as prefeituras também têm apostado em campanhas e mensagens diretas para buscar maior conscientização da população sobre a pandemia. Dentre as ações da Prefeitura de Campinas, um vídeo divulgado em março, por exemplo, chama atenção por usar situações do cotidiano para fazer o alerta. “Era só um churrasco com amigos, era só uma cervejinha, era só uma visita rápida… E era só o que o vírus precisava” diz o texto. E finaliza: “quando você aglomera, automaticamente uma outra aglomeração acontece nas UTIs e nos cemitérios..E aí, já era. Faça o que é certo”.

Jaguariúna

Neste combate de informação, a Prefeitura de Jaguariúna é outra que tem se destacado com campanhas fortes e bem concebidas. Vídeos, textos, fotos e artes publicitárias são produzidos diariamente com o objetivo de informar e provocar as pessoas das mais diferentes idades. Em um deles, um grupo de amigos combina um churrasco e alguns se mostram descrentes com a doença, mas mudam de ideia sobre o encontro, após um deles alertar que o pai está internado em estado grave por conta do vírus.

 

“A comunicação só faz sentido quando o receptor entende e compreende a mensagem disparada, sua relevância, sua urgência e o seu significado. Formatos, linguagens e estilos precisam ser adequados de acordo com o público-alvo”, Edinho Baffi, jornalista responsável pelas campanhas de comunicação da Prefeitura de Jaguariúna.

De acordo com Edinho Baffi, jornalista responsável pelas campanhas de comunicação, Jaguariúna apostou numa comunicação criativa, ousada e bastante informativa para chamar a atenção dos moradores sobre a importância das medidas protetivas no combate ao coronavírus. “Não é uma missão fácil produzir conteúdos de interesse público durante uma crise tão longa. Um dos principais desafios da comunicação é a elaboração de ações que surpreendam o receptor da mensagem. A linguagem precisa ser forte e precisa. Comunicar na pandemia é um desafio permanente. Informar, argumentar, orientar e persuadir”, explica o jornalista.

Baffi  avalia que quando o que está em jogo é a vida, a comunicação precisa ser direta, objetiva e ao mesmo tempo persuasiva. “Nesta realidade, apenas informar não é mais o suficiente. É preciso também emocionar e provocar, despertar sentimentos. É fundamental a construção de narrativas diversas, distintas, para que o ato de comunicar não se torne previsível e acabe perdendo a capacidade de surpreender”, diz.

 

Tags: alertacampanhasconscientizaçãoCovid-19Hora Campinas
CompartilheCompartilheEnviar
Francisco Lima Neto

Francisco Lima Neto

Notícias Relacionadas

Expo Cakes Brasil começa nesta quinta-feira, em Campinas

16 de maio de 2022
Próximo aos locais dos acidentes, a Emdec  instalou laços amarelos com QR Codes que direcionam aos vídeos. Foto: Emdec/Setransp

Série ‘Sinistros’ traz relato ilustrado de ocorrências de trânsito

16 de maio de 2022
Nesta segunda-feira (16), 95 crianças estão internadas em UTI em Campinas. Foto: Arquivo

Semana começa com um único leito SUS de UTI infantil livre

16 de maio de 2022
Agentes de mobilidade urbana orientarão os motoristas. Foto: Divulgação

Obra de manutenção em galeria interdita trecho da Barão de Jaguara

16 de maio de 2022
A jovem Mayara Roquetto Valentim: morta a facadas - Foto: Reprodução Redes Sociais

Unicamp decreta luto de 3 dias por estudante encontrada morta

16 de maio de 2022
O dia mais frio do ano em Campinas é esperado para a manhã desta quarta-feira (18). Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Chegada de frio intenso leva prefeituras a antecipar ações de acolhimento

16 de maio de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Hortolândia realiza seis concursos para preencher 446 vagas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jogador do Corinthians é preso suspeito de chamar atleta do Inter de “macaco”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Unicamp decreta luto de 3 dias por estudante encontrada morta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jornalista Luiz Sugimoto morre em Campinas aos 65 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ACL faz homenagem póstuma a acadêmicos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist