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Campinas abandona ideia de concessão e Zona Azul terá gestão pública

Número de locais com cobrança permanecerá o mesmo: 1,8 mil vagas

Redação Por Redação
28 de agosto de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 2 mins
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Novo sistema será digital, mas o número de vagas continua o mesmo. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Novo sistema será digital, mas o número de vagas continua o mesmo. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

A secretaria de Transportes decidiu abandonar a ideia de concessão dos serviços de Zona Azul em Campinas – projeto que chegou a ser anunciado há dois anos, mas que não teve avanços desde então. O novo edital de licitação para a chamada “Zona Azul Digital” lançado nesta sexta-feira (27) não prevê concessão. A gestão do serviço será feita pela Emdec – a empresa municipal que gerencia o sistema de trânsito na cidade.

Além disso, restringe o serviço às 1,8 mil vagas já existentes – na região central e em parte do bairro da Guanabara. O projeto de concessão que chegou a ser anunciado na administração do então prefeito Jonas Donizette em 2019, previa a ampliação de espaços com cobrança de estacionamento, para cerca de oito mil vagas – que seriam espalhadas por vários outros bairros da cidade, como Cambuí, Vila Industrial, Ponte Preta, Jardim Proença e o distrito de Barão Geraldo.

“Nós concluímos, que estamos capacitados para fazer a gestão do serviço. Um serviço de transporte de passageiros nós não conseguimos fazer e por isso, mantivemos o modelo de concessão. Mas nesse caso não. Nós temos equipe capacitada para fazer isso”, garantiu o secretário de Transportes, Vinicius Riverete ao justificar a decisão. “E eu tenho certeza que será um grande negócio para o poder público”, acrescentou.

Tecnologia

Riverete diz que a Zona Azul Digital vai apostar nas novas tecnologias. Diz que deverão ser instalados equipamentos em que o usuário vai poder identificar as vagas disponíveis e pagar pelo tempo utilizado, por meio de um aplicativo instalado no celular.

O sistema vai avisar onde há vagas. A fiscalização será feita presencialmente por agentes de mobilidade como é hoje, mas também remotamente, a partir de uma central de monitoramento.

Ele diz que carros da Emdec equipados com sistemas de reconhecimento de placa, também estarão aptos a multar. “Uma cidade como Campinas não pode ainda usar papel”, justifica-se.

Segundo ele, a licitação lançada nesta sexta vai prever formas de pagamento por aplicativo, mas também por uma rede credenciada. O valor da tarifa de estacionamento será mantido em R$ 4,00 (fixo), com tempo de permanência determinado pelo local e região, que pode ser de 1h, 2h ou 5h.

O secretário diz que se tudo correr como se espera, em três ou quatro meses, a licitação estará definida e até o primeiro trimestre do ano que vem o sistema já esteja implantado.

Zona Azul

O atual Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas (Zona Azul) foi implantado em 1995. O sistema disponibiliza cerca de 1,8 mil vagas, divididas entre as regiões central e do Guanabara. Na região central, as vagas estão distribuídas no trecho que compreende as vias Júlio de Mesquita, Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Aquidaban, João Jorge, Andrade Neves, Orosimbo Maia, Anchieta e Barreto Leme.

Já no Guanabara, a Zona Azul atinge a avenida Barão de Itapura, as ruas José Paulino, Prefeito Passos, além da Praça Mauá e a Rua Mário Siqueira.

Cada local tem um tempo determinado de permanência, que pode ser de 1h, 2h ou 5h. Para utilizar o sistema, o motorista paga o valor único e fixo de R$ 4,00 pelo atual cartão da Zona Azul.

Tags: CampinasestacionamentoHora CampinasZona Azul
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