A partir da próxima segunda-feira (10), Campinas amplia o público da vacina bivalente contra a Covid-19. Também serão imunizadas pessoas com comorbidades, entre 12 e 59 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, pessoas a partir de 12 anos com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema carcerário. A recomendação do Ministério da Saúde é que o imunizante seja aplicado em quem já recebeu pelo menos duas doses das vacinas monovalentes.
Para ser vacinado com a bivalente, a pessoa deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida. Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, deve procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.
A campanha de vacinação com a dose bivalente teve início em 27 de fevereiro, com a imunização de grupos prioritários. Até o momento, a vacina está disponível para idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos a partir de 12 anos, residentes e trabalhadores em Instituições de Longa Permanência de Idosos, indígenas, populações ribeirinhas e quilombolas, gestantes, puérperas e profissionais de saúde.
O imunizante está disponível em todos os centros de saúde. Não é necessário agendamento.
Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento com foto, CPF e carteira de vacinação (se tiver). No caso dos imunossuprimidos também é necessária a apresentação de um comprovante médico da condição. Profissionais de saúde devem levar documento que comprove a atuação no setor de saúde (vínculo ativo com instituições/empresas de saúde ou a carteira do conselho de classe com data válida). Pessoas com comorbidades devem declarar a doença preexistente.
Os horários das salas de vacina dos centros de saúde podem ser encontrados no vacina.campinas.sp.gov.br.
Confira a relação de comorbidades para vacinação com a vacina bivalente:
- – Arritmias cardíacas
- – Cardiopatias congênita no adulto
- – Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
- – Diabetes mellitus
- – Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- – Doença hepática crônica
- – Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
- – Doença renal crônica
- – Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
- – Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- – Hipertensão arterial estágio 3
- – Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- – Insuficiência cardíaca (IC)
- – Miocardiopatias e Pericardiopatias
- – Obesidade mórbida
- – Pneumopatias crônicas graves
- – Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- – Síndromes coronarianas
- – Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas
- – Valvopatias