A exposição mundial “Entre Mundos”, lançada em Campinas nesta terça-feira (10), tem a cidade como ponto de partida de um projeto expositivo internacional, concebido para circular por diferentes países com agenda já programada para Dubai, Roma e Londres. Idealizada e produzida pelas renomadas curadoras e galeristas Ligia Testa (da Galeria Lígia Testa, de Campinas) e Rosita Cavenaghi (da Galeria Art A3, de São Paulo), a exposição segue critérios claros de participação, descritos no edital de chamamento, com o objetivo de conectar artistas contemporâneos em um mundo, no qual, a arte desconhece geografia, fronteiras e amplia diálogos, fortalecendo trajetórias no circuito expositivo mundial.
Antes da agenda internacional, a exposição permanece em Campinas até o dia 10 de abril, e reúne artistas cujas obras atravessam culturas, memórias e sensibilidades, propondo reflexões sobre travessias simbólicas, identitárias e contemporâneas. A proposta é criar um espaço de diálogo entre diferentes linguagens e experiências artísticas, conectando passado e presente por meio da arte. O título “Entre Mundos” reflete justamente esse espaço de transição e encontro, em que múltiplas interpretações poéticas coexistem e se tensionam entre cores e formas.
Em Campinas, a mostra está sendo realizada pela Galeria Lígia Testa, em espaço reconhecido pela atuação conceituada no circuito de arte contemporânea com destaque a artistas brasileiros e internacionais, e por acolher projetos curatoriais que estimulam diálogo, diversidade e circulação cultural.
Segundo a curadora Lígia Testa, a exposição é um convite a atravessar mundos, do universo pessoal do artista a linguagens mundiais, que conectam almas, culturas diferentes e atravessam o tempo. “Entre mundos internos e externos, entre passado e presente, entre mortos e vivos e entre técnica e emoção”, conceitua.
São artistas de várias partes do Brasil, do mundo e de várias histórias de como começaram sua trajetória na arte. Artistas que também atravessaram o tempo, como dois artistas nascidos em 1924, uma ainda vida e outro já falecido. Artistas que começaram criança, outro que começou a pintar somente aos 75 anos e outra que começou na pandemia e nunca mais parou. Há ainda aqueles que vieram de berço artístico, descendentes de Carlos Drummond de Andrade e Tristão de Athayde.
Para a curadora Rosita Cavenaghi, em um tempo em que vivemos tanto no virtual, nada substitui a experiência de estar diante de observar a arte em todos os seus detalhes. “Sentir a textura, perceber camadas, mensagens explícitas ou subliminares, se emocionar com o que não cabe em uma tela de celular, transforma ir a uma exposição em uma experiência conectiva com o humano que habita em nós”, explica.
Conforme as curadoras, cada obra foi escolhida com muito cuidado para criar uma experiência profunda e sensível. Ao todo, foram selecionados 36 artistas considerando pontos criteriosos e curatoriais do projeto, 26 atuam no Brasil, completam o portfólio artistas da Suíça, Escócia, Inglaterra, Argentina, Estados Unidos, Hong Kong e Itália. Estarão em exposição obras de Adélia Clavien, Ara Vilela, Cati Alionis, Cida Marin, Cláudio Colavolpe, Cristi Amoroso Lima, Cristiane Maschietto, Di Miranda, Diana Potter. Diogo Marciano, Duda Clementino, Elder Santana, Elisabeth Wortsman, Érica Nogueira, Fabiana Curi Yazbek, Felix Fernando Fassone, Flávia Carvalho Jackson, Franco Ferraz, Germano, Gisele Faganello, Gustavo Ulson, Josie Mengai, Jr Hofling, Ju Chaves, Júlia Pinheiro Franco, JW Camurça, Loreni Shenkel, Luigi Di Mauro, Lupegoraro, Mário Gravem Borges, Piergiorgio Castrucci, Sé Corsari, Sônia Trabulsi, Stephen Linsteadt, Tania Martins, Viviane Coghi.
Para além de uma ocupação do espaço, destacam, “Entre Mundos” nasce com vocação itinerante, com circulação internacional em galerias físicas, ligada a uma curadoria contemporânea, que além de ampliar público e repertório artístico, posiciona-se no mercado de arte internacional, ampliando o alcance junto a colecionadores e formadores de opinião.
Serviço – Exposição Coletiva “Entre Mundos”
Local: Galeria Lígia Testa
Arqtus – Av. Doutor Heitor Penteado, 1611 – Taquaral – Campinas – (em frente à entrada da Concha Acústica do Taquaral)
Período da exposição: De 11 de março a 10 de abril de 2026, agendamento com a curadoras por whatsapp: 19 99792-7221 ou 11 94219-1834












