Os programas de reflorestamento e preservação ambiental desenvolvidos em Campinas foram alguns dos destaques no evento “Iniciativa 20×20 – Reunião Anual de Parceiros”. A reunião, realizada ontem (20), envolveu a participação do prefeito Dário Saadi e do secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município, Rogério Menezes, em conjunto com governos de vários países, organizações globais, instituições técnicas, ONGs e investidores. A “Iniciativa 20×20” é um esforço combinado, liderado por 17 nações, para mudar a dinâmica da degradação do solo na América Latina e Caribe. O objetivo é proteger e restaurar 50 milhões de hectares – área aproximadamente do tamanho da França – de florestas, pastagens e outras paisagens, até 2030.
O projeto é apoiado por mais de 120 organizações e instituições técnicas, além de uma coalizão de investidores de impacto e fundos privados que aplicam US$ 2,5 bilhões em investimentos privados. Com esse financiamento, os parceiros da Iniciativa executam dezenas de projetos de sucesso.
Ontem, terceiro e último dia do evento, o prefeito Dário Saadi participou do painel “Restauração fora dos biomas florestais”, em que apresentou, ao lado do secretário de Verde e da diretora do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirao, os programas locais de reflorestamento e preservação, em especial, o “Reconecta RMC” e o “Interact-bio”. Em setembro de 2018, Campinas oficializou sua participação como membro fundador da iniciativa Cities4Forests, rede global que catalisa apoio político, social e econômico entre os governos municipais e habitantes das cidades para integrar as florestas internas nos planos e programas de desenvolvimento.
Para a aplicação do programa de reflorestamento, investidores e fundos privados financiam os melhores projetos e o World Resources Institute (WRI), uma das organizadoras do evento, busca impulsionar os investimentos na área por meio de mesas redondas. O WRI fornece suporte técnico aos países membros para ajudá-los a planejar programas de restauração, criar políticas públicas e monitorar impactos, com ferramentas específicas. Em Campinas, por exemplo, a WRI apoia a organização ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) no Projeto Interact Bio, no âmbito da iniciativa Cities4forest que, junto ao programa Reconecta RMC, trabalha na articulação da Região Metropolitana para a criação de corredores ecológicos.
* Com informações da Prefeitura de Campinas